O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nessa sexta-feira (11), o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2024. O Piauí atingiu 59,82% de crianças alfabetizadas ao fim do 2° ano do ensino Fundamental, superando o índice de 52% em 2023, e representando o terceiro maior crescimento do Brasil. Sete municípios atingiram 100% de alfabetização e outros 17 superaram os 95%. Por outro lado, 22 cidades estão em processo de crescimento, com um índice menor que 40% e previsão de melhoria nos próximos ciclos.
Com um índice acima da meta nacional, o Piauí figura entre os 10 melhores do país em número de crianças alfabetizadas. O resultado confirma uma trajetória de melhoria na Educação Básica e consolida o Piauí como um dos estados que conseguiram cumprir os compromissos firmados com o Governo Federal no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A expectativa é de que os investimentos estruturantes e o modelo de cooperação entre estado e municípios contribuam para novos avanços nos próximos ciclos.
Nos últimos anos, o Piauí estruturou um conjunto robusto de políticas voltadas à alfabetização, com destaque para o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), que hoje envolve os 224 municípios do estado, mais de 2.700 escolas e cerca de 211 mil estudantes.
A iniciativa é parte de uma estratégia mais ampla baseada em cinco eixos: Aprendizagem, Cooperação, Gestão, Monitoramento e Valorização Docente. Em 2024, o Piauí também lançou o Programa Alfabetiza Piauí, focado na Alfabetização de Jovens e Adultos, com oferta de bolsas no valor de R$ 800 para os estudantes, além de transporte e alimentação.
O estado também recebeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização na Idade Certa, em reconhecimento aos bons resultados alcançados, com o segundo maior número de municípios premiados. Um dos marcos de 2024 foi o fato de nenhum dos municípios piauienses ter ficado abaixo do padrão básico de alfabetização, segundo o levantamento do MEC.
Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, este resultado reflete o empenho do governador Rafael Fonteles e da primeira-dama Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, dos prefeitos e, especialmente, dos profissionais do PPAIC e das redes municipais, na formulação e implementação de políticas públicas que assegurem o direito à alfabetização das crianças na idade certa. “Estamos construindo um futuro melhor e mais próspero para nossas crianças. Com formação de qualidade, acompanhamento técnico e metas claras, mostramos que é possível alfabetizar na idade certa. E estamos fazendo isso em regime de colaboração com todos os 224 municípios do Piauí”, celebrou.
Municípios com 100% de alunos alfabetizados:
Belém do Piauí
Caldeirão Grande do Piauí
Campinas do Piauí
Júlio Borges
Landri Sales
Padre Marcos
Vila Nova do Piauí
Municípios com mais de 95% de alunos alfabetizados:
Bom Jesus
Jurema
Buriti dos Montes
Arraial
Santa Cruz do Piauí
Monsenhor Hipólito
João Costa
São José do Piauí
Fronteiras
São João da Canabrava
Angical do Piauí
Ipiranga do Piauí
Campo Grande do Piauí
Brejo do Piauí
Francisco Macedo
Jatobá do Piauí
Nossa Senhora de Nazaré
Municípios com menos de 40% de alunos alfabetizados:
Gilbués
Nazaré do Piauí
Parnaíba
Corrente
São Francisco de Assis do Piauí
Canto do Buriti
Porto
Bonfim do Piauí
União
Ilha Grande
Isaías Coelho
Milton Brandão
Amarante
Francisco Ayres
Uruçuí
Regeneração
Várzea Branca
Socorro do Piauí
Aroazes
Curralinhos
Morro Cabeça no Tempo
Dirceu Arcoverde