A Polícia Militar do Piauí (PMPI) realiza, nesta semana, o lançamento do reforço especial de segurança para o período do Carnaval em todo o estado. O envio das tropas acontece na próxima quinta-feira (12), a partir das 7h30, com saída do Quartel do Comando-Geral (QCG), em Teresina.
Cerca de 2.500 policiais militares irão atuar exclusivamente nas ações de segurança voltadas aos eventos carnavalescos em todo o Piauí.
Somente na capital, o reforço será de aproximadamente 1.000 policiais, que estarão distribuídos em pontos estratégicos, festas públicas, bairros, vilas e áreas de maior circulação de pessoas.
Reforço estratégico
De acordo com o chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Jacks Galvão, o planejamento abrange tanto Teresina quanto os principais municípios do interior, tradicionalmente procurados durante o Carnaval, como Barras, Água Branca, Picos, Floriano e o litoral.
“Nós fizemos todo um planejamento para reforçar as cidades do interior, principais locais onde vão ter festas carnavalescas. Esse reforço sai na quinta-feira, às 7h30 da manhã, do Quartel do Comando-Geral, onde realizaremos uma formatura para conferência das tropas, orientações e repasse das determinações do comando, e a partir daí as equipes seguem para os seus destinos”, explicou o coronel.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, informou que o policiamento vai seguir reforçado até a quarta-feira de Cinzas, com atenção especial aos eventos carnavalescos de bairros, vilas, áreas residenciais e zonas comerciais, que tendem a ficar mais desertas neste período.
“O nosso objetivo é garantir a presença da Polícia Militar desde a quinta-feira e durante todo o Carnaval, tanto nos locais de festa quanto em áreas residenciais e comerciais. Orientamos que a população tenha atenção redobrada ao viajar, revise o veículo, respeite as normas de trânsito e não dirija após o consumo de bebida alcoólica. Quem for sair de casa deve adotar cuidados básicos de segurança, como trancar portas e janelas. Durante as festas, é importante manter atenção aos pertences pessoais, cuidar da própria saúde e denunciar qualquer situação de assédio ou irregularidade. A Polícia Militar estará nas ruas para garantir um Carnaval seguro”, destacou o comandante-geral.