O jovem capoeirista Luis Felipe Freitas da Silva, mais conhecido no universo da capoeira como Foguinho, natural de Teresina (PI), embarca nesta sexta-feira (22), para a capital baiana, Salvador, após ser selecionado para participar de uma das maiores e mais importantes competições do mundo: o Red Bull Paranauê. O evento acontece neste sábado (23), a partir das 13h, na Praça da Cruz, em Salvador (BA).
Com apenas 23 anos e 14 de dedicação à capoeira, Foguinho possui uma trajetória marcada por conquistas e superação. Iniciou seus primeiros passos na arte com o professor Piquiá e, desde 2015, treina sob a coordenação do Mestre Touro, referência da capoeira no Piauí. Foi a partir desse período que começou a se destacar em competições regionais e nacionais, tornando-se uma das grandes promessas do estado.
Competição internacional
O Red Bull Paranauê selecionou 40 atletas de todo o mundo, reunindo apenas 16 competidores – sendo 8 homens e 8 mulheres. Entre eles está o piauiense Foguinho, que terá a oportunidade de mostrar seu talento e representar não apenas o Piauí, mas toda a região Nordeste, em um palco de visibilidade internacional.
Além desta nova conquista, Foguinho já participou de importantes eventos, como o Volta ao Mundo Bamba (VMB) e a tradicional Copa Cajuína de Capoeira, consolidando seu nome no cenário competitivo da modalidade.
“Tenho muito a agradecer aos meus companheiros de treino e, especialmente, ao Mestre Touro. Foi através de seus ensinamentos que consegui me tornar referência na capoeira e chegar até aqui”, destaca o atleta.
O Piauí estará, portanto, muito bem representado nesta edição do Red Bull Paranauê, e toda a comunidade capoeirista se une na torcida pelo jovem talento.
Depoimento do Mestre Touro
“Foguinho é um garoto que começou na capoeira ainda muito cedo, morador do bairro Mafrense, comunidade onde ministro aulas há mais de 30 anos, no Instituto Mafrense, espaço conhecido como Caldeirão da Capoeira do Piauí, de onde já saíram grandes capoeiristas, muitos professores e mestres, que continuam levando adiante o trabalho na comunidade", disse Mestre Touro.
E completa: "O Foguinho é um desses talentos: sempre dedicado, esforçado e uma verdadeira referência para seus amigos. Tenho certeza de que ele vai dar o melhor de si e representar muito bem o nosso estado nessa competição tão importante, que coloca a capoeira em evidência no cenário nacional e internacional, abrindo portas e oportunidades para que ele possa viajar e mostrar sua arte em vários lugares do mundo”, finaliza.