A artista plástica Yolanda Carvalho, do Piauí, vai inaugurar, neste sábado (15), a exposição Sentidos, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade Federal do Ceará.
Com curadoria de Áurea Pinheiro, a xilogravura de Yolanda Carvalho desperta olhares curiosos e sentidos plurais. O público verá um trabalho feito com simplicidade e delicadeza em que a artista cria e recria cenários que transitam pelo fantástico ao imaginário e retrata a natureza.
Trabalho
"Essa exposição é resultado de minha dissertação de mestrado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal da Parnaíba e tem ainda um livro em que falo do meu saber-fazer e toda a trajetória", diz a artista, que em 2023, ganhou o Prêmio Mestra da Cultura Brasileira, concedido pelo Ministério da Cultura/Funarte.
Acervo
A exposição Sentidos é uma individual e traz 34 trabalhos feitos com base em pesquisas teóricas e práticas. "Minha expectativa é mostrar um trabalho consistente e virtuoso. Sabemos que o estado do Ceará é referência em xilogravura e literatura de cordel, além de mestres consagrados no ato de gravar na madeira", relata.
No Piauí
Yolanda Carvalho informa que o Núcleo de Gravura e Pesquisa do Piauí (Nugrapi) celebra 10 anos e estará lançando um livro, no dia 17 de março, às 14h, no auditório do Centro de Ciências da Educação da UFPI, onde falará da evolução da gravura no Piauí.
No dia 20, a artista fará exposição na Galeria Liz Medeiros, às 16h, junto com os componentes do Nugrapi.