O Secretário de Planejamento do Estado do Piauí, Washington Bonfim, afirmou nesta terça-feira (19/08) que a 6ª Conferência Estadual das Cidades é uma etapa essencial da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). O encontro, realizado em Teresina, reúne representantes de municípios, sociedade civil e especialistas para discutir propostas que serão levadas à conferência nacional em Brasília, marcada para outubro.
Segundo Bonfim, 33 conferências municipais já foram realizadas em todo o Estado. Entre os 10 maiores municípios do Piauí, sete já concluíram suas etapas, incluindo Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e José de Freitas. “Hoje e amanhã teremos nossas discussões estaduais para consolidar as propostas que representarão o Piauí na etapa nacional”, afirmou.
O secretário destacou que os debates focam em áreas estratégicas do desenvolvimento urbano, como transição climática, mobilidade urbana, regularização fundiária, saneamento, transformação digital e segurança pública. “O objetivo é discutir políticas concretas que possam ser executadas e gerar impactos reais na vida da população”, explicou.
Destaque
Um dos pontos centrais da participação do Piauí na conferência nacional será a regularização fundiária, a proposta é que as politicas sobre a pauta sirvam como modelo nacional, permitindo que outros municípios adotem práticas semelhantes para formalizar moradias e garantir direitos aos cidadãos.
“Queremos que o programa de regulação fundiária seja reconhecido como um case do Piauí e levado à conferência nacional como referência em regularização urbana no país”, destacou Bonfim.
A conferência estadual também é uma oportunidade de fortalecer a participação democrática, permitindo que gestores municipais, profissionais e representantes da sociedade civil debatam experiências e tragam soluções inovadoras para os desafios das cidades piauienses. Ao final do encontro, 12 propostas prioritárias serão definidas para compor a contribuição do Estado à PNDU, consolidando um planejamento urbano alinhado às reais necessidades da população.