SEÇÕES

Ponte Metálica volta a ser interditada à noite para conclusão de manutenção; saiba os horários

A interdição faz parte da fase final dos trabalhos de manutenção iniciados em setembro, que contaram com reparos no leito ferroviário, substituição de dormentes e correção do tablado da ponte.

Ponte Metálica entre Teresina e Timon | Foto: Governo Federal
Siga-nos no

A Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Teresina (PI) a Timon (MA), volta a ter interdições temporárias nesta semana. A medida foi solicitada pela Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) para finalizar os serviços de pintura do tabuleiro rodoviário.

HORÁRIOS

O bloqueio começou na terça (7) e vai até quinta-feira (9), sempre no período noturno, das 20h às 6h. Durante o dia, o tráfego permanece liberado. A interdição faz parte da fase final dos trabalhos de manutenção iniciados em setembro, que contaram com reparos no leito ferroviário, substituição de dormentes e correção do tablado da ponte.

A recuperação da estrutura é realizada em etapas e supervisionada pelas prefeituras de Teresina e Timon, além do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI). O órgão acompanha as obras desde o início do ano, após inspeções que identificaram pontos de corrosão e necessidade de intervenções para reforço da segurança.

ETAPAS DA revitalização 

O projeto completo de revitalização prevê três fases. A primeira, concluída neste mês, abrange a recuperação do trecho ferroviário e pintura da parte superior. A segunda, prevista para 2026, vai focar em reparos estruturais na base da ponte, sem necessidade de interdição. A terceira incluirá a pintura e a nova iluminação de toda a estrutura metálica.

Mesmo com as obras, o tráfego entre as duas cidades segue intenso nos horários de pico. Um levantamento anterior da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) indica que mais de dois mil veículos cruzam a ponte entre 6h e 9h, período mantido com prioridade para o fluxo Timon–Teresina.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também