Os números de colisões de veículos com postes de energia elétrica chamam atenção e acendem um alerta para a segurança nas ruas e avenidas de todo o estado. Dados da Equatorial Piauí mostram que até agosto de 2025 já foram registradas 976 ocorrências, número que representa 74% do total de casos de 2024 (1.307).
DADOS SÃO PREOCUPANTES
Abraão Galeno, Executivo de Estudos e Desempenho do Sistema da Equatorial Piauí, diz que “os dados são preocupantes e reforçam nosso alerta. Se observarmos, somente em agosto foram 93 casos registrados, o que significa uma média de três acidentes por dia. Isso mostra que, mesmo sem fechar o ano, já estamos acima da média mensal dos anos anteriores”.
160 MIL IMÓVEIS SEM LUZ
Além dos riscos imediatos à segurança da população, os acidentes provocam interrupção no fornecimento de energia. Até agosto, 160 mil imóveis ficaram temporariamente sem luz em todo o Piauí. “Uma vez que um poste é danificado por acidentes com veículos pode levar horas ou até dias para ser substituído, a depender da criticidade do cenário, prejudicando famílias, comércios, escolas e serviços essenciais, como hospitais”, declara Abraão Galeno.
TERESINA LIDERA O RANKING
Somente em agosto, mais de 10 mil unidades consumidoras ficaram sem luz no estado por conta de acidentes de trânsito envolvendo postes de distribuição de energia. Teresina lidera o ranking de acidentes com postes, somando 185 registros até agosto deste ano. A capital vem acompanhada de Parnaíba, com 89 casos, Picos com 35 ocorrências e Uruçuí com 25 registros.
ORIENTAÇÃO DA EQUATORIAL
A Equatorial Piauí orienta que, em caso de acidente envolvendo postes da rede elétrica, a população não deve tocar no veículo ou na estrutura de distribuição de energia danificada. A orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a concessionária pelos canais oficiais, por meio da assistente virtual Clara, no WhatsApp (86) 3228-8200, pela Central de Atendimento 0800 086 0800 ou no site equatorialenergia.com.br.