O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Secretaria de Estado de Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro), realizou nesta segunda-feira (11), no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, a entrega de 28 tratores e 7 retroescavadeiras para 34 municípios, associações e entidades rurais do Piauí.
Com investimento de R$ 8,4 milhões, a ação integra o Programa de Máquinas e Equipamentos para o Apoio à Produção Agrícola (PROMAQ), coordenado pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária no Piauí (SFA/PI). O objetivo é fortalecer a mecanização no campo, ampliar a capacidade produtiva e garantir mais eficiência ao trabalho dos agricultores.
Segundo o superintendente federal de Agricultura e Pecuária no Piauí, Alysson Silva Pêgo, a iniciativa garante acesso a tecnologias que antes eram restritas a grandes produtores.
“Com a modernização do setor agropecuário no Piauí, por meio da doação dessas máquinas aos municípios e diretamente às organizações de agricultores, alcançaremos destaque na produção de alimentos, já que o Promaq disponibiliza aos pequenos a mesma tecnologia utilizada pelos grandes produtores”, afirmou.
Durante a solenidade, prefeitos destacaram a importância do reforço no maquinário para atender demandas locais:
Djalma Policarpo, prefeito de Monsenhor Hipólito:
“É importante estar recebendo essa máquina porque o nosso município está no período de estiagem e precisamos preparar reservatórios, açudes, barreiros e barragens para o período chuvoso. Uma máquina dessa, com novas tecnologias, vai trazer mais qualidade para o trabalho dos nossos profissionais e segurança para o homem do campo.”
Márcio Moura, prefeito de Simplício Mendes:
“Essa retroescavadeira vai beneficiar muito a nossa cidade, especialmente os produtores da zona rural na limpeza de açudes. Somos uma cidade polo e que cresce cada vez mais.”
Evangelista Resende, prefeito de Milton Brandão:
“A máquina vai trazer benefícios para os agricultores. Apesar de sermos um município pequeno, temos muitos produtores com necessidades que serão atendidas.”
Arlei Borges, prefeito de Redenção do Gurguéia:
“Não poderíamos ficar de fora. Com esse maquinário, os agricultores poderão preparar a terra para plantar e colher alimentos.”
Municípios beneficiados: Amarante, Aroeiras do Itaim, Assunção do Piauí, Avelino Lopes, Buriti dos Lopes, Campinas do Piauí, Coronel José Dias, Curral Novo, Curimatá, Dirceu Arcoverde, Elesbão Veloso, Francisco Ayres, Inhuma, Lagoa de São Francisco, Luís Correia, Matias Olímpio, Miguel Leão, Monsenhor Hipólito, Paquetá, Pedro II, Pio IX, Redenção do Gurguéia, Ribeira do Piauí, Santa Luz, Santo Antônio de Lisboa, Santo Antônio dos Milagres, São Francisco de Assis, São Francisco do Piauí, São João da Canabrava, São Luís do Piauí, Sigefredo Pacheco, Simplício Mendes e Valença.