Nesta quarta-feira (12), foi realizada a Cerimônia de Premiação da II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna – Seduc LEM 2025, promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí. A solenidade reuniu estudantes e professores que se destacaram na primeira etapa da competição.
Em entrevista ao MeioNews, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que a disputa saudável estimula a prática da leitura, escrita, escuta e fala, além de fortalecer o ensino de línguas estrangeiras (inglês e espanhol) nas escolas de tempo integral, com o uso de plataformas baseadas em inteligência artificial.
“Para fortalecer os conhecimentos, as aprendizagens dos nossos estudantes nessas línguas estrangeiras e para que a gente possa realmente preparar cidadãos para o mundo, que possam ir para os intercâmbios, que possam estudar fora, que possam ter mais sucesso nos seus segmentos, nas áreas que vão seguir tendo aí a segunda, a terceira língua, além da língua portuguesa”, destacou.
A etapa de Imersão Formativa e o Torneio Presencial da Seduc LEM reúnem 100 estudantes finalistas, 60 de Inglês e 40 de Espanhol, acompanhados por 35 professores da Rede Estadual. Durante o evento, os participantes enfrentam desafios práticos e testes de habilidades linguísticas.
Os vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de premiações para os professores e Gerências Regionais de Educação com melhor desempenho. A Olimpíada, que integra o Programa Seduc Olímpica, tem como objetivo fortalecer o aprendizado de Inglês e Espanhol e incentivar o protagonismo estudantil.
Atividades de Imersão Formativa
Nesta quinta-feira (13), os estudantes participam de uma imersão linguística com oficinas e um torneio de comunicação que estimula o uso prático dos idiomas. As atividades incluem as simulações “O Mundo dos Negócios em Inglês e Espanhol” e “Shark Tank Intercultural”, com apresentações de pitches e negociações de ideias em cenários reais de empreendedorismo.
Os finalistas foram selecionados entre 2.567 participantes da primeira fase, que contou com provas on-line de proficiência.
“Nós, com as escolas de tempo integral, ampliamos a quantidade de aulas de língua inglesa, de língua espanhola utilizando uma plataforma que é muito interessante para eles, eles estão gostando bastante, que envolve inteligência artificial, envolve vídeos, então eles estão aprendendo mais com essa plataforma. Então vem dentro de um contexto realmente de fortalecimento do ensino de línguas”, pontuou o secretário.