Na tarde de segunda-feira (12), a Policia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de 30 m³ de madeira ilegal que estava sendo transportada por um caminhão no município de Batalha, no norte do Piauí.
O flagrante aconteceu por volta das 13h50 que após uma abordagem da equipe foram identificadas divergências significativas. Durante os procedimentos de fiscalização, a equipe solicitou a documentação do veículo, do condutor e da carga, incluindo os documentos fiscais e florestais obrigatórios para o transporte de produtos de origem vegetal.
A análise constatou que o volume transportado e o volume declarado não batiam, havia a presença de espécies de madeira não informadas na guia florestal. Também foi constatado que o veículo utilizou rota diversa da autorizada, o que, conforme a legislação ambiental, invalida o documento apresentado.
Além disso, o volume era maior em relação ao autorizado, ultrapassando os limites legais de tolerância. Após a abordagem, o veículo e aproximadamente 30 m³ de madeira nativa foram apreendidos e encaminhados ao pátio da PRF, onde permanecerão à disposição da Justiça.