Uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Parnaíba (PI) apreendeu, na quarta-feira (15/10), duas motocicletas, com indícios de adulteração e uma terceira com registro de furto. As ações ocorreram em sequência, logo após os policiais entregarem uma moto furtada, recuperada na MA-345, km 80, na Delegacia de Polícia Civil de Araioses, no Maranhão.
No trajeto de retorno, os agentes visualizaram uma motocicleta estacionada em via pública que chamou atenção dos policiais. A consulta aos sistemas de segurança revelou que a placa estava cadastrada para um veículo de cor preta, enquanto o modelo encontrado era branco. A vistoria detalhada dos sinais identificadores confirmou indícios de adulteração, prática comum para mascarar a verdadeira origem de veículos oriundos de outros crimes.
Segunda motocicleta foi abordada
Pouco tempo depois, ainda na zona urbana de Araioses, uma segunda motocicleta foi abordada. Com placa aparente de Juazeiro do Norte, no Ceará, o veículo também apresentava sinais de adulteração. Utilizando técnicas avançadas de identificação veicular, os policiais conseguiram rastrear sua origem real: tratava-se de uma moto registrada em Fortaleza, roubada em março de 2023.
Ao todo, três veículos foram retirados de circulação. Os condutores e as motocicletas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Araioses (MA) para a subsidiar os procedimentos legais cabíveis, incluindo identificação completa dos veículos e posterior restituição aos legítimos proprietários.
A PRF reforçou que ações como essa fazem parte de uma estratégia contínua de combate ao roubo, furto e clonagem de veículos na região Nordeste.