Após um ano de estudos intensivos nos Estados Unidos, o procurador do Estado Paulo Cardoso está de volta à Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI), pronto para aplicar os conhecimentos adquiridos durante seu mestrado em Administração Pública na renomada Universidade de Harvard.
Nomeado para a PGE em 2019, o procurador atuou em frentes estratégicas, como a força-tarefa da Covid-19, o Consórcio Nordeste, o Comitê de Processos Estratégicos e a análise financeira da carteira judicial da PGE. Também integrou o Laboratório de Inovação da Etipi.
Em 2023, motivado por sua experiência na PGE e com o apoio da instituição, Paulo Cardoso foi aprovado no seletivo da Harvard Kennedy School, onde se destacou no programa de mestrado com ênfase em metodologias quantitativas e tecnológicas aplicadas à administração pública.
Com orientação do professor Akash Deep, referência internacional em finanças públicas e parcerias público-privadas, aprofundou-se no uso de estatística, computação e economia para o aprimoramento da gestão pública e das decisões judiciais.
Foi uma experiência transformadora, pessoal e profissionalmente. Retorno com uma nova perspectiva e o firme compromisso de aplicar esses conhecimentos em prol do nosso trabalho na PGE e do desenvolvimento do Estado do Piauí, afirmou o procurador.
Segundo ele, os desafios enfrentados no exterior, que passam inicialmente pelas barreiras linguísticas, fortaleceram ainda mais seu senso de missão pública.
Me sinto muito abençoado porque o treinamento acadêmico que recebi é diretamente aplicável aos desafios atuais do nosso Estado. Agora, meu foco é contribuir de forma ainda mais efetiva com esse novo e moderno Piauí que estamos construindo juntos, completou o procurador Paulo Cardoso.