SEÇÕES

Produtos do Piauí serão expostos em mercado nos Estados Unidos neste sábado (07)

O mercado dos EUA irá formalizar u um memorando com o Governo do Estado e fazer exposição de produtos do Made In Piauí; veja detalhes

Mercado dos EUA fará exposição de produtos do Made In Piauí | Foto: Reprodução/Gov.Pi
Siga-nos no

Produtos piauienses começam a ser apresentados ao público americano a partir deste sábado (7), durante uma ação do programa Made In Piauí, no supermercado The Crown Meat Market, em Worcester, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. A iniciativa integra uma estratégia do Governo do Piauí para ampliar a presença de marcas locais no mercado internacional.

O evento funciona como uma vitrine dos sabores e da cultura do estado, com degustações de cajuína artesanal, mel, castanha de caju e exposição de artesanatos, opalas, cerâmicas e outros itens, como a cera de carnaúba. A proposta vai além da comercialização e busca apresentar a identidade produtiva e cultural do Piauí ao consumidor estrangeiro.

O MEMORANDO

Durante a programação, será assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Investe Piauí e o mercado anfitrião. O documento estabelece um compromisso inicial para viabilizar, em etapas futuras, a importação e venda de produtos piauienses não apenas nos Estados Unidos, mas também em outros países.

A diretora comercial da Investe Piauí para os mercados americanos, Thaís Ligo, explica que a ação faz parte de uma estratégia de internacionalização das marcas locais. 

“Estamos aqui para demonstrar, com consistência e ação, que os produtos piauienses têm qualidade reconhecida, apelo comercial e um potencial gigantesco de aceitação no varejo internacional. É hora de transformar interesse em negócios concretos”, destaca.

O evento é promovido pela Investe Piauí, através do escritório da agência nos EUA e do programa Made In Piauí, o marketplace que conecta produtores regionais a consumidores no Brasil e no exterior, com mais de 500 itens expostos e 215 vendedores cadastrados. 

O LOCAL

Massachusetts foi escolhido de forma estratégica por concentrar uma comunidade expressiva de brasileiros — cerca de 18 mil pessoas — que mantêm vínculo com produtos e sabores do Brasil, o que pode facilitar a inserção inicial das marcas piauienses no mercado local.

Para o coordenador do programa Made In Piauí, Gustavo Dias, a iniciativa representa um passo importante no processo de levar a produção do estado para fora do país.

“O evento em Massachusetts é apenas o começo de uma trajetória robusta rumo à internacionalização dos produtos do Piauí. Nosso compromisso é construir pontes reais , e não apenas discursos, para que o talento e a diversidade piauienses ganhem o mundo”, afirma Gustavo Dias.

A ação conta ainda com o apoio da empresária Grace Macedo, proprietária do supermercado onde ocorre o evento e integrante da Câmara de Comércio de Worcester. Brasileira radicada nos Estados Unidos, ela atua como ponte entre produtores brasileiros e o varejo americano, abrindo espaço para que marcas do Piauí alcancem novos nichos de consumo.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também