SEÇÕES

Professora da UFPI é afastada de cargo após alunas denunciarem violência

Em nota, a Universidade Federal do Piauí afirmou que todos os procedimentos legais e administrativos estão em curso para a apuração dos fatos

Centro de Ciências da Educação | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A professora Glória Cele Coura, do curso de Moda da Universidade Federal do Piauí, foi afastada por tempo indeterminado após estudantes relatarem várias denúncias de violências. Entre os relatos das vítimas está abusos psicológicos, morais e físicos praticados em sala de aula e em diálogos com as estudantes. 

Na manhã deste sábado (18), a UFPI publicou uma nota confirmando o afastamento da docente e esclarecendo que todos os procedimentos legais e administrativos estão em curso para a apuração dos fatos. (Veja nota na íntegra).

AS DENÚNCIAS

As vítimas, cerca de 40 delas, estão relatando em rede social em uma espécie de “exposed”, supostos abusos praticados pela professora de Moda. 

O Movimento Olga Benário do Piauí também divulgou nota de repúdio e em solidariedade as vítimas e alunas fizeram manifestação no prédio do curso. 

Nos últimos dias, estudantes têm exposto, de forma legítima, situações de desrespeito, autoritarismo e práticas abusivas disfarçadas de ensino, que ferem diretamente os princípios éticos, pedagógicos e humanos que devem nortear o ambiente universitário. Repudiamos toda e qualquer forma de violência, humilhação, intimidação e agressão — verbal, simbólica ou física — praticada por quem quer que seja, especialmente por pessoas em posição de poder, diz a nota do Centro Acadêmico de Moda da Ufpi, Zuzu Angel.

NOTA DA UFPI SOBRE O CASO

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), repudia toda e qualquer forma de violência, discriminação ou assédio no ambiente universitário e reafirma seu compromisso com a ética, o respeito e a promoção de uma convivência baseada na dignidade humana e nos valores que regem a educação pública.

O Centro Acadêmico do Curso de Moda apresentou denúncia de situações de violência atribuídas a uma docente do curso. A Universidade informa que já há processos administrativos instaurados, conduzidos dentro dos prazos legais e com observância ao direito de defesa e ao contraditório, conforme previsto na legislação.

Desde o primeiro relato, a PRAEC passou a acompanhar o caso diretamente, mantendo diálogo constante com os estudantes e com a coordenação do curso. Uma das discentes foi acolhida e orientada pela equipe da Sala Lilás, tendo registrado boletim de ocorrência e formalizado denúncia por meio da plataforma Fala.BR.

Em reunião do colegiado do Curso de Moda, realizada em 16 de outubro, com a presença da Pró-Reitoria, foi deliberado o afastamento imediato da docente das atividades em sala de aula, medida necessária para restabelecer um ambiente de respeito e garantir a continuidade do período letivo sem novos prejuízos à turma.

A Universidade Federal do Piauí assegura que todos os procedimentos legais e administrativos estão em curso para a apuração rigorosa dos fatos e reafirma seu compromisso inegociável com a justiça, a integridade e o acolhimento de toda a comunidade acadêmica.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também