Professores e alunos da rede pública estadual do Piauí marcam presença no Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. O evento literário brasileiro organizado no Rio de Janeiro segue até este domingo (22), com palestras, experiências imersivas, e debates.
A ida dos estudantes faz parte de uma iniciativa da Secretária de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de aproximar alunos e professores do universo literário de forma única. Segundo um dos coordenadores do projeto, o professor Wellington de Jesus Soares, frisou:
Aqui no Bienal, eles entram em contato tanto com os autores brasileiros, quanto os autores internacionais. O contato com as livrarias, com os livreiros, a participação em oficinas. E o grande objetivo é despertar o gosto pela leitura, o hábito. Tem sido assim algo maravilhoso.
A seleção dos participantes inclui alunos do laboratório de redação (com a meta de alcançar a nota 1000 na redação). Com isto, a secretaria garante a passagem, hospedagem e auxílio para aquisição de livros para os participantes.
Além do evento principal, os participantes estão visitando locais culturais como o Museu do Amanhã, a Biblioteca Nacional, a Academia Brasileira de Letras e o Cristo Redentor. “É uma forma também, não só deles participarem do evento em si, mas também conhecerem, vamos dizer, locais que tem relação com a cultura e com a história da cidade e do país”, disse o professor.