O Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026 será lançado, nesta quarta-feira (19), nas cidades de Floriano e Picos. O evento contará com a presença dos secretários do Planejamento, Washington Bonfim, e das Relações Sociais, Núbia Ramos.
Este ano, o programa chega com R$ 83 milhões em investimentos, contemplando os municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.
“O OPA já se consolidou como um canal de participação ativa na gestão pública, garantindo que os investimentos sejam direcionados às reais necessidades da população. Agora, com mais recursos e alcance ampliado, o programa promete transformar ainda mais vidas no Piauí”, afirma Washington Bonfim.
O investimento em Floriano e Picos foi ampliado para R$ 6 milhões cada, permitindo a execução de mais projetos escolhidos pela população. Esta é a segunda vez que ambos os municípios participam do OPA. Em Picos, já está em funcionamento o Patrulha Cidadã, que oferece policiamento preventivo no bairro Parque de Exposição, garantindo mais segurança para a região.
Como funciona o OPA
O OPA permite que cidadãos apresentem propostas por meio de entidades cadastradas no sistema (opa.colab.re). Após uma análise técnica, as sugestões viáveis são classificadas por categorias como educação, urbanização, esportes e lazer, segurança e justiça, entre outras. Cada cidadão pode votar em apenas um projeto, garantindo que os investimentos sejam distribuídos entre diferentes áreas prioritárias.
Inscrições
As inscrições para associações comunitárias e entidades estão abertas até o dia 11 de abril. Para participar, é necessário que a entidade tenha CNPJ válido, estatuto, ata da diretoria registrada em cartório e documentação do responsável legal.
Votação popular
A escolha das propostas será feita entre os dias 4 e 13 de julho. Qualquer cidadão com CPF e idade a partir de 16 anos poderá votar, garantindo que as prioridades da população sejam atendidas. A votação será realizada de forma 100% digital, por meio do Portal OPA, aplicativo Colab e WhatsApp, além de pontos físicos disponíveis nas cidades participantes.