SEÇÕES

Projeto Almoço Solidário leva refeições e esperança a mais de 400 pessoas em Teresina

Idealizado pela professora Adriana Menezes, hoje, o projeto atende famílias, através de doações,

Projeto Almoço Solidário | Foto: Brígida Lira/ TV Meio Norte
Siga-nos no

Solidariedade, amor e transformação. Essas são as palavras que representam o projeto Almoço Solidário. A iniciativa, movida por empatia, transforma doações em refeições mensais para mais de 400 pessoas de comunidades em Teresina, em especial crianças. 

Tudo começou em outubro de 2021, após a idealizadora do projeto, a professora Adriana Menezes, perceber que muita gente onde morava, na zona norte da capital, passava por necessidade e não tinha sequer algo pra comer durante o dia. Mesmo não tendo condições, juntou alguns amigos e pediu para criar uma forma de alimentar e ajudar àquelas pessoas. Hoje, quatro anos depois, ela, juntamente com a filha, esposo e outros parentes, atende comunidades como o Residencial Francisca Trindade, Parque Brasil II e Lindalma Soares.

Na época, eram servidas em torno de 100 refeições por almoço solidário. E atualmente, após quatro anos, nós temos três pontos de distribuição onde atendemos em torno de 420  pessoas. Nós não damos almoço, nós compartilhamos o almoço e distribuímos a esperança. Bem, você também fazer parte dessa corrente do bem. Sabe, é só você olhar para o lado às vezes, o vizinho pode não falar, mas ele está precisando de ajuda e a gente tem que ter um olhar mais sensível para isso, afirma.

QUEM FOI AJUDADO, HOJE AJUDA 

Elaine Vitória hoje é voluntária e ajuda Adriana a distribuir afeto em forma de alimento, mas, há três anos atrás, a jovem também foi uma das várias crianças assistidas pelo projeto, e conta como se juntou ao grupo solidário.

Eu comecei recebendo o almoço que a dona Adriana entregava de baixo do pé de caju. Eu chegava muito cedo, então, eu ajudava a ela no que podia. Ajudava levando as mesas as vezes quando faltava alguém na distribuição. E foi esse que eu comecei. Aí, depois, a Dona Adriana me chamou pra fazer parte. E eu, claro, aceitei e sinto o enorme prazer de estar aqui ajudando ela e ajudando a distribuir comida pra as pessoas carentes, diz a jovem. 

Elaine Vitória. Foto: Brígida Lira. 

O interessante é que nem é um projeto religioso, é algo que Deus implantou no coração da Adriana e ela partiu pra cima, ajudou e tem ajudado muita gente, muitas crianças, muitas famílias, e é um projeto que estou sempre presente com ela quando posso, disse Wanderson Santiago, 

DOAÇÕES

As doações em pix ou alimentos, podem ser feitas através do contato de Adriana: (86) 988160224 ou pelo Instagram do projeto @almocosolidario1

Tem gente que diz, 'ah, mas eu não gosto de fazer, eu não tenho um jeito para isso', pois se você não leva jeito para fazer e quer ajudar, procura um projeto legal e faça sua doação. Quando você está doando, também está fazendo a sua parte, afirma Adriana.

Professora Adriana Menezes, idealizadora do Almoço Solidário. Foto: Brígida Lira.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também