Quatro novas unidades prisionais têm previsão de serem inauguradas no Piauí em 2026, conforme anunciou o secretário de Justiça do estado, Carlos Augusto, nesta segunda-feira (1º). As estruturas serão instaladas nas cidades de Altos, a cerca de 40 km de Teresina, e Picos, no Sul do estado.
Entre as unidades está a nova Cadeia Pública de Altos, que será a maior já construída no Piauí, com 1.193 vagas. Durante o anúncio, realizado durante a aula inaugural da segunda turma do curso de formação da Polícia Penal, o secretário também informou a previsão de entrega das penitenciárias e cadeias.
“Nós vamos inaugurar no próximo ano a nova CPA em Altos, com 1.193 vagas, a maior já construída no estado do Piauí; duas CDPs, cadeias de presos provisórios, uma em Altos e outra em Picos, e uma penitenciária feminina de Picos. São quatro unidades novas. Vamos inaugurar três até março e a maior, certamente até dezembro de 2026”, finalizou o gestor da pasta.
CURSO
A aula inaugural foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI). Com 214 alunos matriculados, o curso terá duração de cinco meses, com aulas teóricas no antigo Instituto Antonino Freire, na zona Norte de Teresina, e atividades práticas nas unidades penais da região metropolitana.
“Este é um momento único em nossas vidas. Não é todo dia que se conquista a aprovação em um concurso público de nível superior para uma instituição tão respeitada e valorizada como a Polícia Penal do Piauí, que reconhece e prioriza a segurança pública”, destacou a aluna Estefany Carvalho, natural de Pernambuco.