SEÇÕES

Rafael Fonteles abre a Brazil Energy Conference, maior evento do setor energético

Governador destacou a importância do evento para o Brasil e sugeriu que ele seja realizados anualmente

Governador Rafael Fonteles na abertura da Brazil Energy Conference | Foto: Alécio Rodrigues
Siga-nos no

O governador Rafael Fonteles abriu, nesta quarta-feira (4), em Teresina, a Brazil Energy Conference 2025, o maior evento do setor energético no Brasil que, reuniu especialistas, autoridades, investidores, empresas e organizações que lideram a transição energética no país. Rafael destacou a importância do evento e defendeu que a sua realização aconteça anualmente. Segundo ele, a transição energética deve ser feita com urgência e responsabilidade.

Energias

"A transição energética, as energias renováveis, tudo isso impacta social e economicamente o Piauí, o Nordeste, o Brasil e o mundo. Então, a ideia é que esse evento seja realizado todos os anos, dado que o Piauí cada vez mais tem se posicionado como um protagonista na transição energética e é uma convicção por parte do governo de que a transição energética é um grande vetor e oportunidade de desenvolvimento econômico para o Nordeste, para o Piauí em especial", disse Rafael.

O governador agradeceu a todos que contribuíram para promoção do evento, que segue até sábado e tem o apoio da Investe Piauí, sob o comando de Victor Hugoda Secretaria de Inteligência Artificial e Economia Digital comandada pelo André Macedo, a da Fundação de Amparo à Pesquisa, sob a liderança do professor Xavier.

"A ideia é que os estandes, as palestras, os debates tragam para perto do povo, da academia, dos empresários locais, as discussões globais e nacionais que temos sobre a energia. Então, a conferência, sem dúvida, vai ser muito bem-sucedida e espero que todos possam aproveitar".

Investe Piauí

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, falou sobre a demanda do Piauí no setor do ramo enérgico e destacou quais devem ser as ações apontadas ao final do evento.

“O Nordeste tem sido procurado por grandes empresas que estão tentando consumir essa energia que buscam se instalar aqui no estado", disse, enfatizando que o Governo do Estado, o Consórcio Nordeste, ao final, farão uma carta de referência a ser encaminhada pelo Consórcio Nordeste à COP", disse.

ABDE

Maria Fernanda Coelho, presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento, informou que os bancos que integram a associação, junto com os demais órgãos, visam dar crédito e capacitar agências de fomento.

“ABDE é uma associação que congrega 34 instituições em todo o Brasil. Ela forma o Sistema Nacional de Fomento. Então, temos os bancos públicos, os bancos de desenvolvimento, bancos cooperativos e agências de fomento. Essa associação é responsável por 46% de todo o crédito que acontece no Brasil. Também assinaremos com o governador Rafael Fonteles, que é presidente do Consórcio Nordeste, um acordo de cooperação técnica que visa fortalecer as agências de fomento e estabelecer uma série de ações junto aos diversos estados da região nordeste para que a gente possa então formar, capacitar e fortalecer as agências de fomento para que possam da melhor maneira ofertar crédito nos seus estados.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também