O governador Rafael Fonteles visitou, neste sábado (8), os municípios de Patos do Piauí, Caridade e Jacobina, onde acompanhou as ações do Programa Piauí Saúde Digital nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa da Secretaria de Saúde do Piauí já ultrapassou 330 mil atendimentos desde seu lançamento, em 2023.
Estou realmente muito impressionado com esse nosso projeto inovador, que hoje já é exemplo para vários estados do Brasil e está fazendo uma revolução na saúde pública do Piauí.
Em Patos, município com aproximadamente 5.100 habitantes, o Programa Piauí Saúde Digital é oferecido na UBS Aluízio Coelho Reis. A unidade passou por reformas, incluindo melhorias na farmácia, fisioterapia e enfermaria. Sobre a obra, o governador comentou:
Só nessa unidade, em Patos do Piauí, já são mais de 500 consultas realizadas no Saúde Digital e mais de 250 exames, como eletrocardiograma, laudados em poucos minutos. Então, é o atendimento médico e exames chegando onde o povo vive, diminuindo despesas para o município e dando agilidade para a população com a resolução dos seus problemas de saúde.
O prefeito de Patos, Joaquim Neto, ressaltou que o programa também representa economia para os cofres municipais.
Gera economia para o município porque a gente conduzia a população para Teresina, Picos e outras cidades [buscando atendimento]. Hoje, o Saúde Digital está dentro da sua casa, garantindo a saúde da nossa gente. É um projeto muito importante do governador Rafael, que está funcionando e trazendo qualidade de vida para o povo patoense.
O governador também esteve na cidade de Caridade, onde o Piauí Saúde Digital funciona na UBS Joaquina Juscelina dos Santos.
Já são mais de 700 procedimentos realizados em poucos meses. Exames de eletrocardiograma telelaudados em poucos minutos, mais de 340 consultas com especialistas, inclusive com a população e os gestores nos reportando aqui a agilidade desses atendimentos. É a saúde de qualidade chegando perto do povo. A maior dificuldade é o acesso a exames complementares e ao médico especialista. E é isso que o programa proporciona.
E em Jacobina, cidade com quase 6 mil habitantes, o atendimento ocorre na UBS Gila Almeida.
Aqui, o Saúde Digital chegou chegando. São mais de 800 procedimentos, 400 eletrocardiogramas e 450 consultas com especialistas. É a tecnologia a favor do povo.
SAÚDE DIGITAL
Com o uso da plataforma, o Piauí Saúde Digital facilita o avanço do atendimento à população por meio da disponibilização de consultas com médicos especialistas de forma remota, ampliando o acesso à saúde e beneficiando a população, que não precisa mais se deslocar do seu município em busca de assistência.
Por meio do programa, são ofertadas consultas em 10 especialidades médicas e duas não médicas. O clínico geral, por exemplo, está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, possibilita a verificação de dados vitais do paciente, como pressão arterial, nível de estresse mental e frequência cardíaca.