O Banco do Nordeste (BNB) realizou uma solenidade de comemoração dos 20 anos do Agroamigo, programa de microfinanças do BNB, nesta sexta-feira (07), em Teresina. O governador Rafael Fonteles participou do evento e comemorou os números positivos para a agricultura familiar. Em 2024, foram mais de R$ 960 milhões de crédito subsidiado chegando na mão do agricultor familiar.
"O Banco do Nordeste é um grande patrimônio do Nordeste e do Piauí e hoje nós celebramos os 20 anos do Agroamigo, com a presença do presidente Paulo Câmara, do ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias, para apresentar também um balanço dos numero que nós tivemos em 2024", disse.
O governador afirmou ainda que as mais de 90 mil operações realizadas em 2024 representam o crescimento de mais de 130% em relação ao que foi feito no governo federal anterior. "Tudo isso demonstra o compromisso do presidente Lula, do Banco do Nordeste, do presidente Paulo Câmara em fortalecer a agricultura familiar, gerando emprego, renda, riqueza para todo esse povo que precisa tanto desse crédito subsidiário", afirmou.
O programa
O Agroamigo atende agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com objetivo de estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais.
Nos seus 20 anos de atuação, o programa de crédito já atendeu 2,9 milhões de clientes e foram realizadas mais de 8,1 milhões de operações.