SEÇÕES

Rafael Fonteles destaca ampliação do atendimento ao inaugurar reforma do Ambulatório Azul do HGV

Unidade recebe investimento para ampliar atendimentos e melhorar qualidade da saúde pública

Ver Resumo
  • O Ambulatório Azul do HGV foi reinaugurado em Teresina após reforma de R$ 9 milhões, ampliando capacidade de atendimento.
  • O espaço ultrapassou 100 mil atendimentos em 2025, reforçando sua importância na rede pública de saúde do Piauí.
  • A reestruturação integra o ambulatório ao HGV, facilitando fluxo de pacientes e redução do tempo de espera.
  • O local conta com mais de 30 especialidades médicas e 300 profissionais, incluindo atendimento específico para população trans.
  • A reforma visa modernizar a unidade, melhorar condições de atendimento e fortalecer a rede de saúde estadual.
Ambulatório Azul do HGV é reinaugurado após reforma de R$ 9 milhões e amplia atendimento em Teresina | Foto: Reprodução/ Ascom HGV
Siga-nos no

O Ambulatório Integrado Governador Dirceu Mendes Arcoverde, conhecido como Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, foi reinaugurado na manhã desta quinta-feira (25), após passar por uma ampla reforma estrutural. A unidade, que funciona há mais de cinco décadas, recebeu investimento de R$ 9 milhões em melhorias.

Somente em 2025, o espaço já havia ultrapassado a marca de 100 mil atendimentos, reforçando sua importância dentro da rede pública de saúde do Piauí. Durante a inauguração, o governador destacou que as intervenções no Ambulatório Azul fazem parte de um processo contínuo de modernização da unidade, que não pode interromper os serviços durante as obras.

“Passa pela sua maior transformação e, claro, precisa ser feita por etapas, porque esse gigante não pode parar nenhum dia. Recentemente, tive a oportunidade de inaugurar o centro cirúrgico e a nova central de diagnóstico por imagens e outros serviços complementares”, afirmou Fonteles.

Ele acrescentou que os investimentos têm sido direcionados para ampliar a capacidade de atendimento e fortalecer a estrutura da rede.

“Foi um investimento superior a R$ 20 milhões naquele momento e agora cerca de R$ 9 milhões no novo Ambulatório Azul do HGV, maior, melhor e com mais capacidade de fazer atendimentos, consultas e também outros procedimentos”, disse.

O governador também ressaltou os impactos esperados com a reestruturação, especialmente na redução do tempo de espera.

“Isso vai possibilitar menos tempo de espera, atender mais gente e mais especialidades, em um espaço mais confortável para o usuário do Sistema Único de Saúde”, completou.

Ampliação do atendimento

De acordo com a diretora do HGV, Nirvana Carvalho, a reestruturação amplia a capacidade de atendimento e fortalece o fluxo de pacientes que necessitam de acompanhamento especializado e preparação para cirurgias.

“Ampliamos o número de atendimentos, de consultas e de profissionais em 75%, o que contribuiu para a diminuição da fila de espera. O objetivo principal do ambulatório é atender esses pacientes, que muitas vezes evoluem para cirurgia, então eles precisam passar por todo o pré-operatório. Esse pré-operatório é realizado aqui, com a realização de exames”, afirmou.

Fluxo integrado de atendimento

A diretora explicou ainda que o ambulatório funciona de forma integrada ao HGV, compondo uma rede contínua até a realização dos procedimentos cirúrgicos.

“Depois disso, é gerada a AIH, que é a Autorização de Internação Hospitalar, e o paciente segue para o HGV. O Ambulatório Azul faz parte do complexo do hospital; embora esteja fisicamente em outro quarteirão, tudo é integrado. O paciente é atendido, tem a cirurgia indicada e segue para o hospital para ser operado”, disse.

O espaço passou por readequações em diversos setores, incluindo Clínica Médica, Oftalmologia, Urologia, Fisioterapia, Nefrologia, Neurologia, Odontologia especializada, Otorrinolaringologia, Oncologia, Cardiologia, Fonoaudiologia, além das áreas de recepção e administrativa.

Estrutura reforçada

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Rafael Alencar, destacou que a reforma reforça a estrutura da rede e melhora as condições de atendimento à população.

“Inaugurar essa reforma deste grande equipamento da saúde estadual, o Ambulatório Azul, o maior centro ambulatorial do estado do Piauí, envolve dezenas de especialidades médicas e multiprofissionais”, afirmou.

Ele ressaltou também a modernização da unidade e o impacto na qualidade dos serviços.

“Estamos entregando hoje 66 consultórios, todos reformados e equipados para receber bem os piauienses. É uma estrutura padrão A, totalmente reformada, que vai trazer muito mais conforto e qualidade tanto para os pacientes quanto para os nossos colaboradores”, completou.

O gestor destacou ainda a posição do Piauí como referência regional em atendimentos especializados.

“O Piauí é referência para vários estados como Maranhão, Pará, Ceará e Tocantins. Muitas pessoas procuram atendimento aqui, e nós estamos preparados para recebê-las”, disse.

O Ambulatório Azul conta com mais de 30 especialidades médicas e cerca de 300 profissionais atuando diariamente. O espaço também abriga o Ambulatório Trans Makely Castro, voltado ao atendimento da população trans, reforçando políticas de inclusão e ampliação do acesso à saúde especializada.

Tópicos

VER COMENTÁRIOS

Carregue mais
Veja Também