O governador Rafael Fonteles e o consultor Vicente Falconi, um dos maiores nomes da gestão no país, estarão à frente do Papo de Governança, que ocorre, nesta quarta-feira (26), no Centro de Convenções. O evento discute o modelo de gestão adotado pelo Estado durante a gestão de Rafael Fonteles e compartilha o progresso das ações estratégicas com os gestores, diretores e superintendentes.
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, fez uma explanação detalhada sobre o cronograma montado para monitoramento do cumprimento de metas estabelecidas no plano de governo de Rafael Fonteles.
Ele destacou que, de janeiro a agosto de 2023, houve a criação do Manual de Gestão Estadual Avançada (MGE) e lançamento do modelo de governança. Em setembro de 2023, teve início da pirâmide de governança, monitoramento dos compromissos.
De janeiro a agosto de 2024, foram criadas as métricas para que as secretarias visualizem seus principais gargalos durante o processo de execução e monitoramentos dos compromisso do Plano de Governo. De setembro a janeiro de 2025, foi feito o monitoramento baseado em dados e indicadores, que são coletados de forma automatizada.
Vicente Falconi fala sobre governança
Vicente Falconi, que liderou as discussões no bate papo sobre governança, afirmou que o fator preponderante do desenvolvimento é o conhecimento.
“O bom desempenho de um restaurante, de um hotel, é porque tem gente que sabe servir bem, tem conhecimento de gestão. Nós temos desempenhos no Brasil que são desempenhos fantásticos. O que eu estou vendo aqui é uma preocupação com a educação e tem que continuar", disse.
Ele afirma que o sistema de metas é eficaz e deve ser seguido. "Temos que treinar e retreinar o pessoal o tempo todo e criar condições para que as pessoas busquem conhecimento. O fator preponderante para que se busque conhecimento é a meta. Um sistema de metas, como o secretário Washington apresentou aqui, é o que tem que ser aplicado para todo mundo", pontuou.
O consultor ressaltou ainda a importância de apostar nas tecnologias. "Tecnologia é um apelo também porque o mundo está mudando. Os mais jovens já estão ligados nisso. É uma revolução que traz um avanço extraordinário. A mesma ênfase que o senhor está dando hoje para a educação, governador Rafael Fonteles, o Eduardo Campos, em Pernambuco dava", completou.
governador lança Livro
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles lança o livro “Diretrizes para o desenvolvimento de longo prazo do estado do Piauí”. A obra reflete uma visão estratégica para transformar o Piauí em referência nacional e internacional de desenvolvimento inclusivo, sustentável e inovador.
O governador destacou seis valores essenciais que estão inseridos no livro de como uma gestão precisa atuar. Fonteles citou ainda, com maior foco, a importância de defender e manter a discussão sobre sustentabilidade em um momento em que um dos maiores líderes mundiais, o presidente americano Donald Trump não manifesta interesse em defender as pautas ambientais.
- Integridade e Transparência
- Eficiência
- Transformação Digital
- Sustentabilidade Ambiental
- Participação Popular
- Direitos Humanos