SEÇÕES

Rafael Fonteles encerra Diálogos pelo Piauí e diz que programa vai virar política de Estado

Ao todo, o programa passou pelos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí, somando mais de 7 mil participantes e 1.035 propostas apresentadas.

Governador Rafael Fonteles encerra o Diálogos pelo Piauí, programa que ouviu a população | Foto: Gabriel Paulino
Siga-nos no

O governador Rafael Fonteles participou neste sábado (1º), no Centro de Convenções de Teresina, do encerramento do Diálogos pelo Piauí, programa criado para ouvir a população e definir as prioridades do governo. O último encontro reuniu representantes do Território Entre Rios, que engloba 31 cidades, entre elas Teresina, José de Freitas, União e Altos.

Ao todo, o programa passou pelos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí, somando mais de 7 mil participantes e 1.035 propostas apresentadas. Dessas, 420 foram selecionadas para integrar o planejamento do governo.

Durante o evento, Rafael Fonteles destacou que o Diálogos pelo Piauí será transformado em uma política permanente de Estado, ou seja, continuará mesmo em futuras gestões.

“Foi uma experiência muito positiva. Ouvimos as pessoas e recebemos propostas em sete áreas diferentes. A partir disso, queremos tornar o Diálogos uma política pública permanente”, afirmou o governador.

O governador explicou que várias ideias apresentadas pela população já foram incluídas no Plano Plurianual (PPA) do Estado e que outras ainda poderão ser incorporadas após análise técnica.

Entre as prioridades destacadas, estão o fortalecimento da agricultura familiar, com incentivo à formação de cooperativas e mais assistência técnica aos produtores. Rafael também anunciou concurso para a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) e ampliação do programa Juventude Rural.

“Queremos fortalecer o produtor local e diminuir a importação de frutas e hortaliças. A meta é conectar quem produz com o mercado consumidor”, disse.

Na área da segurança pública, o governador ressaltou a redução dos homicídios e afirmou que o foco agora é diminuir as mortes no trânsito, com mais fiscalização. Ele também reforçou o compromisso com investimentos em saúde, cultura, esporte e educação, além da valorização dos servidores públicos.

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou a importância do programa para aproximar o governo das comunidades.

“O principal objetivo foi escutar as pessoas. Tivemos mais de 7 mil participantes e mais de mil propostas, com temas que se repetiram em várias regiões, como saúde mental, proteção às mulheres, segurança hídrica e oportunidades para os jovens”, afirmou.

A vereadora Luciana Alencar, de Água Branca, elogiou a iniciativa.

“A agricultura familiar sai fortalecida com mais apoio técnico e incentivo à produção. Isso pode aumentar o PIB do estado e gerar mais renda para as famílias”, destacou.

Com o encerramento das plenárias, o governo deve consolidar as propostas apresentadas e transformá-las em ações concretas nos próximos anos, dentro dos planos estaduais de desenvolvimento.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também