A regularização fundiária no Piauí já impactou positivamente a vida de mais de 70 mil famílias no Piauí. Na sexta-feira (1º), o governador Rafael Fonteles celebrou o avanço, ao lado de 1.014 famílias de Piripiri. O Programa de Regularização Fundiária Urbana Específica (ProUrbe) entrou em uma nova fase e agora recebe o nome de Casa Legal. A entrega da documentação também integrou as comemorações pelos 115 anos da cidade.
As famílias beneficiadas residem no bairro Prado e no conjunto Expedito Resende. O processo de regularização levou cerca de dois meses desde a audiência pública até a sentença judicial, seguido por mais um mês para emissão dos registros em cartório e agendamento da entrega oficial. “Em dois anos e meio de gestão, nós já atingimos mais de 70 mil famílias. Isso é uma realização, porque sabemos da importância dessa política pública para a nossa população”, afirmou Rafael Fonteles.
Segundo o governador, a chegada do programa ao município simboliza mais que um direito: representa crescimento para a região. “Chegou a vez de Piripiri participar do Casa Legal. Esse programa garante dignidade e segurança jurídica e também fortalece a economia porque, com o bem registrado, você tem mais acesso a crédito e, portanto, significa desenvolvimento econômico. É um momento histórico para Piripiri”, acrescentou.
Coordenado pela Secretaria Estadual de Administração (Sead), o programa oferece às famílias a segurança necessária para investir em melhorias habitacionais e na própria qualidade de vida. “É a maior regularização da história de Piripiri. Uma transformação que chega por meio de um documento reconhecido pela Justiça. Estamos entregando o sonho nas mãos dos piauienses que aguardavam a regularização de suas casas”, destacou o secretário Samuel Nascimento.
Entre os beneficiados está a dona Maria Aparecida e sua filha, Meirian Castro, que esperaram mais de três décadas pelo registro do imóvel. A ausência da documentação dificultava o crescimento do negócio familiar.
“Estamos em um momento de muita satisfação e alegria, porque estávamos há muito tempo nessa batalha. Já tínhamos buscado órgãos públicos, prefeitos e vereadores. Havia uma burocracia muito grande. É um sonho que meu pai tinha. Hoje estamos aqui, eu e minha mãe, recebendo esse documento e sabendo que, a partir disso, vamos poder concretizar outros sonhos”, relatou Meirian Castro, da família Chico Jovem, proprietária de um hotel e churrascaria no município.
A entrega dos títulos também integrou a programação festiva do aniversário de Piripiri. Para a prefeita Jôve Oliveira, trata-se da realização de sonhos antigos. “O governador veio prestigiar e entregar mais de mil títulos, ver o sonho de famílias, dos idosos que esperavam por mais de 50 anos. Isso é sonho, dignidade, emoção”, ressaltou a gestora.
Outra moradora contemplada foi a dona de casa Maria dos Remédios, que revelou como foi atendida pela equipe do programa. “Esse documento muda tudo. Esperava há 35 anos. Só tenho a agradecer, porque esse documento traz muita segurança. Minha mãe faleceu e não viu esse momento chegar. O pessoal do programa passou na minha casa, me ajudou com o documento e colocou tudo no meu nome. Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, contou emocionada.
Pirifolia
Ainda em Piripiri, o governador Rafael Fonteles visitou a estrutura preparada para o Pirifolia, micareta que acontece neste fim de semana com grandes atrações nacionais, como Léo Santana, Cláudia Leitte, Tomate, Álvaro Neto, Mara Pavanelly, Chaguinha, Cesinha, Jotave, Núzio, Kadu Martins, Thales Play, Tito e Nanan Ville.
“É a maior edição da história do Pirifolia, evento tradicional do Piauí e do Nordeste, para o povo, de graça. Também é desenvolvimento econômico para os vendedores que estão comercializando comida, bebida, hotéis e pousadas, enfim, toda a cadeia do turismo. E com a Secretaria de Segurança Pública presente, garantindo segurança absoluta para o folião”, finalizou o governador.