Rafael Fonteles entrega primeira das 67 obras do Orçamento Participativo em Teresina

Governador falou que o OPA é uma experiência premiada nacionalmente, em que a população, por meio de votação, escolhe as obras ou ações que serão executadas

Avalie a matéria:
Governador entregou a pavimentação asfáltica de 8.800 metros quadrados da rua Rosa Tajra Adad, | Ascom

O governador Rafael Fonteles entregou, nesta sexta-feira (9), a pavimentação asfáltica de 8.800 metros quadrados da rua Rosa Tajra Adad, no residencial Torquato Neto, zona sul de Teresina. Essa é a primeira entrega de obra executada com recursos do meio do Orçamento Participativo (OPA) 2023/2024 na capital. 

Fonteles destacou que o OPA é uma experiência premiada nacionalmente, em que a população, por meio de votação, escolhe as obras ou ações que serão executadas. “É um marco histórico no que diz respeito à participação popular efetiva. Tivemos 25 mil pessoas votando, cerca de 10% do eleitorado de Teresina e Parnaíba”, afirmou. 

Pavimentação asfáltica de 8.800 metros quadrados da rua Rosa Tajra Adad, 

Executado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), com investimentos no valor de R$ 928.313,41, o asfaltamento foi uma reivindicação da Associação Comunitária do Residencial Torquato Neto. Os moradores do bairro votaram para a realização da obra em agosto. Em dezembro, ela entrou para o Orçamento do Estado e agora foi concluída. 

Rafael Fonteles entrega primeira das 67 obras do Orçamento Participativo em Teresina

Orçamento Participativo do Piauí Foto: Ascom 

O secretário Washington Bonfim afirmou que o OPA chegou para ficar e que em breve será lançado o OPA 24/25. “Depois do Carnaval, vamos anunciar a próxima edição e autorizar a execução para outras que serão entregues”, disse o gestor. Ele acrescentou que o Orçamento Popular vai contemplar também as cidades de Picos, Floriano e Piripiri

O asfaltamento de ruas entregues no bairro Torquato Neto é a primeira inaugurada na capital, dentre as 67 que serão ou já estão sendo executadas em Teresina. No total, o OPA contempla 88 obras, incluindo 21 em Parnaíba, todas escolhidas via voto popular. O orçamento total do programa para este ano é de R$ 55 milhões.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES