O segundo dia da 74ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi 2025) ocorre na noite desta segunda-feira (08) e contou com a presença de autoridades ilustres como o governador Rafael Fonteles. Em pleno feriado de Santa Conceição, o evento reúne pessoas de todos os cantos do Brasil para celebrar a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste.
A programação é gratuita e o espaço conta com uma área de 200 mil m² no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, funcionando das 8h às 22h, entre os dias 7 e 14 de dezembro.
MEIO BILHÃO DE REAIS
Segundo Fonteles, o evento deve movimentar a economia piauiense durante toda a programação.
Tem uma meta usada de chegar meio bilhão de reais, em negócios dos mais variados tipos, desde os leilões, mas fundamentalmente os financiamentos de equipamentos e máquinas agrícolas. O objetivo da feira principal é esse, além de ser um evento de tradição cultural, de entretenimento, valorizando a nossa história que tem muito a ver com a pecuária e agropecuária, o objetivo principal é essa transferência de tecnologias e o fomento aos negócios.
Para o Secretário de Comunicação, Marcelo Nolleto, o evento marca o momento de enaltecer, associações que prestam serviços relevantes para o agro e a pecuária.
A pecuária, que é uma grande vocação do Estado do Piauí e nesse contexto, esse trabalho de perpetuar as raças que têm uma adaptabilidade boa para o nosso Estado, é de fundamental importância, sobretudo na manutenção e na melhoria da genética dessas raças, e principalmente na democratização dessa boa genética.
A EXPECTATIVA É SUPERAR AS EDIÇÕES ANTERIORES
Além das exposição de animais, a feira conta com fornecedores de equipamentos, insumos e máquinas, além de transferência de conhecimento por meio de oficinas, treinamentos e capacitações.
Nesta noite o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), também fez a entrega de mais de 100 títulos definitivos de propriedade às famílias do assentamento Árvores Verdes, em Teresina.
Aqui para nós é um momento de reconhecimento. É um reconhecimento a tudo que essas pessoas que estão aqui hoje, sendo homenageadas, já fizeram pelo agro do nosso Piauí e pelo Estado, principalmente. Porque quem investe aqui, quem lida com esses investimentos, principalmente no agronegócio, a gente está dando emprego, está gerando renda, afirmou o Secretário do Agronegócio, Fábio Xavier.