Foi inaugurada, nesta segunda-feira (15), a nova sede da Delegacia-Geral da Polícia Civil do Estado (PC-PI). O espaço fica localizado na Rua Mato Grosso, nº 912, bairro Ilhotas, Centro-Sul de Teresina e contou com um investimento de R$ 8,3 milhões.
A nova sede foi construída em um terreno de 2.989,60 m², com uma área edificada de 2.021,10 m², distribuída em dois pavimentos modernos e totalmente planejados para garantir mais eficiência, acessibilidade e conforto aos profissionais e à população.
"IMPORTANTE CONQUISTA PARA A SEGURANÇA", DIZ GOVERNADOR
Durante a inauguração da nova sede da Delegacia-Geral, o governador Rafael Fonteles, disse que é o momento de celebrar a entrega de uma importante conquista para a segurança pública, um espaço que servirá como centro de decisões estratégicas para as investigações de crimes em todo o estado.
É com grande satisfação que celebramos a entrega de mais uma importante conquista para a segurança pública, dentre tantas que ainda serão realizadas. Esta, em particular, destaca-se pela sua relevância. A partir de agora, a Polícia Civil do Piauí conta com uma sede que reflete o padrão de excelência dos homens e mulheres que a compõem, disse.
Este espaço servirá como centro de decisões estratégicas para as investigações de crimes em nosso estado. Embora a estrutura da Polícia Civil se estenda por todo o território, incluindo a capital e o interior, é daqui que partem o planejamento e as principais operações. Acreditamos firmemente na importância de cada instituição, em sua organização interna e em sua estrutura de alta qualidade, acrescentou.
DELEGADO-GERAL FALA SOBRE A NOVA SEDE
O delegado-geral Luccy Keiko, disse em entrevista, que este é um momento histórico, já que esta é a primeira sede construída especificamente para a Polícia Civil. Além disso, ele falou das diretorias e áreas táticas que estarão em funcionamento na nova sede, como o Departamento de Gestão e Recuperação de Ativos, que será responsável pela administração dos bens apreendidos de criminosos.
As diretorias, as áreas táticas e estratégicas, incluindo o gabinete do Delegado-Geral, o Grupo Especial CORE, que está em processo de reformulação para ficar subordinado ao gabinete do Delegado-Geral, e a inteligência da Polícia Civil, estão envolvidos. O Departamento de Gestão e Recuperação de Ativos, órgão recém-criado, será responsável pela administração dos bens apreendidos de criminosos. Após decisão judicial favorável, esses bens serão destinados ao Fundo Estadual de Segurança Pública e ao Ministério Público. O departamento foi estabelecido para desempenhar essa tarefa complexa, que demanda grande dedicação e acompanhamento. Outros setores, como os de licitação, gestão de armas de fogo e toda a área administrativa da Polícia Civil, terão participação crucial, disse.
O delegado-geral acrescentou que, a nova sede visa otimizar o trabalho e fornecer aos policiais em campo os recursos e condições adequadas para o exercício de suas funções.
A nova sede, com instalações e equipamentos modernos, auditório amplo e salas de reunião, visa otimizar o trabalho e fornecer aos policiais em campo os recursos e condições adequadas para o exercício de suas funções. Este é um momento histórico, pois esta é a primeira sede construída especificamente para a Polícia Civil. A sede anterior havia abrigado outros órgãos públicos, enquanto esta foi projetada, planejada e construída para abrigar toda a administração superior da Polícia Civil, finalizou.
SECRETÁRIO CHICO LUCAS FALA SOBRE A NOVA SEDE
O secretário de Segurança, Chico Lucas, disse que colaboradores da Polícia Civil trabalhavam em condições inadequadas e, com a nova sede, a infraestrutura vai oferecer condições ideais para que todo o aparato da segurança continue contribuindo de forma eficaz.
É fundamental garantir dignidade à população, aos colaboradores e à Polícia Civil. Esta última, que desempenha um papel crucial na segurança pública, antes operava em instalações inadequadas. A nova estrutura proporcionará as condições ideais para que a Polícia Civil continue contribuindo com suas operações de forma eficaz. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros já possuíam suas sedes, e agora a Polícia Civil também conta com uma infraestrutura adequada. Essa modernização foi possível devido à forte parceria com a Secretaria de Segurança, e um dos nossos objetivos é fortalecer institucionalmente a Polícia Civil, concedendo-lhe uma autonomia que não era tão evidente em gestões anteriores. Assim, a Polícia Civil se torna cada vez mais autônoma e com melhores condições de trabalho, disse o secretário.
Estrutura
O prédio conta com recepção, auditório, banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCDs), área de convivência, copa e depósitos. Abriga ainda salas do Protocolo, Ouvidoria, Diretoria de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis, Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), Diretoria de Polícia do Interior (DEIP), Diretoria de Inteligência, Assessoria de Comunicação, Diretoria Administrativa (DADM), gabinetes do Delegado-Geral e da Delegada-Geral Adjunta, além da Assessoria Especial. A unidade também dispõe de salas de reunião, CPD, laboratórios, núcleo de controle interno e coordenações especializadas em operações policiais, inteligência e recuperação de ativos.
Ademais, a estrutura inclui alojamentos, refeitório, cozinha e vestiários, garantindo suporte completo para os servidores. Na área externa, haverá rampas, estacionamento para o público, espaço interno para funcionários e viaturas, bem como segurança reforçada com guarita, sala de guarda e portões de acesso controlados. A nova Delegacia-Geral contempla medidas de prevenção e combate a incêndios.