O governador Rafael Fonteles participou, na manhã desta sexta-feira (29/08), da inauguração do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Santa Fé. A escola localizada na zona Sul de Teresina, foi reconstruída com investimento superior a R$ 2,7 milhões. O espaço, totalmente reformado, agora conta com biblioteca, laboratórios de informática e ciências, sala de saúde, além de refeitório climatizado.
Segundo o governador, mais de 300 escolas da rede estadual já estão dentro do novo padrão e a meta é alcançar todas as 512 unidades de ensino médio. “Mais uma entrega da nossa Secretaria de Educação, no padrão adequado para o tempo integral. Essa escola, que já tinha bons indicadores, com essa estrutura vai melhorar ainda mais”, destacou.
Para a professora Izabel Amorim o momento é uma conquista sonhada pela comunidade. “É uma obra que esperávamos há muito tempo. Hoje temos biblioteca, laboratórios e salas especializadas. Para mim, é uma vitória, porque só quem ganha é a comunidade”, afirmou.
Ela destacou ainda que a escola já iniciou o ensino em tempo integral com curso técnico em agente comunitário de saúde, o que deve impactar diretamente a rotina dos alunos. Segundo Izabel, o novo formato também ajuda a afastar os jovens da criminalidade, oferecendo segurança e oportunidades de futuro.
Educação integral para comunidade escolar
O secretário de Educação, Washington Bandeira, também esteve presente no momento e reforçou que a transformação faz parte de um processo amplo. “Com essas outras 300 obras em andamento, vamos alcançar todas as 624 escolas do Estado, sendo 512 em tempo integral. Esse é o padrão que garante o pleno exercício da jornada escolar”, explicou.
Sobre a infraestrutura, Fonteles acrescentou que as implementações vem acompanhadas de metodologias e valorização dos profissionais. “O mais importante não é apenas a obra física, mas as pessoas. A metodologia do tempo integral, os simulados, as metas e o reconhecimento de professores e alunos vão levar o Piauí a conquistar a melhor posição no Saeb entre os estados brasileiros”, declarou.
Saúde e inovação nas escolas
Durante a inauguração, também foi destacado a integração de políticas públicas. Agora, as escolas contam com o programa Saúde Digital, que oferece consultas médicas especializadas a estudantes, pais e servidores. A expectativa é de que a ação ajude a manter o Piauí na liderança em cobertura vacinal no país. “Só o Piauí tem esse modelo, que vai contribuir tanto para a aprendizagem quanto para a qualidade de vida no ambiente escolar”, completou Fonteles.