Ampliação, modernização e qualidade de ensino. Com mais de R$ 2,2 milhões investidos, foi reinaugurado, na manhã desta terça-feira (7), o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucas Meireles Alves, localizado no Assentamento 17 de Abril, zona rural de Teresina. A escola atende a mais de 10 localidades da área rural da cidade, proporcionando maiores oportunidades a todos e fortalecendo o ensino na região.
“Governar para todos e todas, e não deixar ninguém para trás”, pontuou o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, durante o evento. Segundo o gestor, a unidade segue o mesmo padrão de qualidade das escolas urbanas, como uma forma de reafirmar o compromisso com a educação e a população.
“Garantindo um ensino de qualidade aqui dentro do assentamento, claro que com as vocações, sobretudo para produção da agricultura familiar, que essa escola tem como característica, porque está inserida dentro desse contexto aqui do assentamento 17 de abril, do assentamento 8 de março, que é aqui ao lado, e atende vários povoados aqui da região rural sul de Teresina”, afirmou o governador.
Reinauguração de CETI na zona rural de Teresina - Foto: Jéssica Machado
O que MUDOU?
A nova estrutura da escola conta com ambientes climatizados, Laboratórios de Ciências e de Informática, Sala de Saúde Digital, Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca reformada, refeitório, vestiários e quadra poliesportiva.
Contando com o assentamento 7 de Abril, são mais de 10 povoados atendidos, como o Serafim, Cebola, Junto, Cipó enrolado, 8 de março, Taboca, Chapadinha I e II, Parque Fronteira, Loteamento nossa senhora de Fátima e Geraldo Júnior. A diretora da escola, Lucilene Batista, reforçou que a estutura representa um avanço para a região. Durante a entrega, a gestora chegou a se emocionar.
"Desde o começo, os alunos aqui estudavam em barracão de palha. Então assim, nós tínhamos cinco salas de aula, duas salas de aulas normal, sem ser climatizada, e as outras salas de aula eram em barracão de palha dividida. A gente passou por todo um processo que hoje a gente só tem mesmo agradecer e esperar novos alunos para estudar aqui na escola com toda a estrutura adequada e necessária, e com professores qualificados", disse.
DESTAQUE NO SEDUCKATHON
O Ceti Lucas Meireles, que oferece o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas para mais de 100 estudantes do Ensino Médio, se destaca pela plataforma digital “Raízes Conectadas”. Desenvolvida pelos próprios alunos, o projeto visa otimizar a merenda escolar e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar da região.
Rafael Fonteles com alunos do CETI - Foto: Jéssica Machado
O sucesso da iniciativa rendeu à escola o título de campeã do Seduckathon 2025, considerado o maior Hackathon estudantil. Agora, a equipe vencedora fará um intercâmbio educacional em Singapura em janeiro de 2026. O Professor Sávio Rodrigues, responsável pelo grupo, reforçou a expectativa para a viagem.
“A expectativa é grande. Não só minha, mas também dos alunos. A primeira vez que vão viajar de avião, e agora vão viajar para bem longe. Do outro lado do mundo, então tá ótima a expectativa para essa viagem. Agora, depois dessa reforma, tanto dos computadores, que são computadores novos, que a gente ganhou a reforma adequada, bem como de toda a escola, vai ajudar mais ainda os alunos a se dedicar e conquistar outros prêmios”, afirmou o professor.