O programa Gás do Povo, que oferece recarga gratuita de botijões de gás para famílias de baixa renda, começa a valer na próxima segunda-feira (24). A primeira fase inclui 10 capitais, entre elas Teresina, capital do Piauí. No estado, mais de 450 mil famílias têm direito ao programa, segundo a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc).
Segundo a Sasc, 208 mil famílias já recebiam o antigo auxílio, e mais de 200 mil serão incluídas após a busca ativa dos municípios. Para o secretário da Sasc, João de Deus, o programa é um avanço em justiça energética e social.
“O programa tem impacto direto na renda e na saúde das famílias, porque muitas pessoas ainda cozinham com lenha, o que prejudica a saúde. Com o Gás do Povo, garantimos que essas famílias possam acessar uma fonte de energia mais segura e adequada, promovendo justiça energética e social. É uma medida que reduz desigualdades, amplia a proteção das famílias mais vulneráveis e assegura um direito básico: cozinhar com dignidade”, destacou.
Quem tem direito?
Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com registro atualizado há pelo menos 24 meses, e que possuam renda per capita mensal menor ou igual a meio salário mínimo, com prioridade para aquelas que recebem o Bolsa Família.
Revendas autorizadas
O programa vai oferecer gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg em revendas credenciadas pela Caixa Econômica Federal.
- Famílias com até quatro pessoas terão direito a quatro vales-recarga por ano
- Famílias com cinco pessoas ou mais poderão fazer seis recargas.
O beneficiário poderá comprovar o direito ao vale pelo cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF com código de validação enviado ao celular. As revendas estão sendo cadastradas pela Caixa, e somente os estabelecimentos habilitados poderão receber o pagamento do benefício.
Clique aqui e confira o acesso ao serviço de consulta à rede de revendedores.
Caso o usuário não tenha cadastro na Caixa, basta realizar.