O Campus Party Weekend, sediado no Centro de Convenções de Teresina, teve como principal tema de uma das palestras no segundo dia de evento a revolução educacional e tecnológica da rede pública do Piauí realizado nesse sábado (11).
Quando se trata de revolução tecnológica na educação geralmente associamos a realidades de países desenvolvidos, no entanto, esse avanço tem ocorrido de forma concreta no Piauí. A transformação digital conduzida pela Seduc tem projetado o estado como uma referência internacional, com iniciativas inovadoras que colocam os estudantes da rede pública na vanguarda do conhecimento e da tecnologia e preparados para o futuro, afirmou o secretário de educação, Washington Bandeira.
STAND DA SEDUC
Durante o evento, uma das grandes atrações foi o stand da Seduc na que demonstrou na prática o tema central da palestra, sendo um dos espaços mais interativos da feira.
No local, os visitantes podiam ver de perto como a tecnologia está presente no dia a dia das escolas da rede estadual e como os estudantes estão aplicando o que aprendem em projetos reais, com impacto social e educacional.
EDUCA PÉ-DE -MEIA-DIGITAL
A plataforma “Educa Pé-de-Meia Digital”, criada para promover a educação financeira entre jovens beneficiários do Programa Pé-de-Meia, foi um dos projetos apresentados.
“A plataforma foi pensada para ajudar os estudantes a entenderem mais sobre finanças e usar bem o benefício do Pé-de-Meia. Estar no Campus Party está sendo uma experiência incrível, estamos conhecendo novas tecnologias, trocando ideias e aprendendo ainda mais. Isso amplia nossa visão e incentiva a continuar criando soluções para a escola e para a vida”, destacou o estudante e criador da plataforma, Luizmário Leal Eremita
SCHOOLFLOW
Outro destaque foi o projeto SchoolFlow, desenvolvido por estudantes do Ceti José Pacífico de Moura Neto, de Teresina. A iniciativa propõe um sistema digital para auxiliar professores no gerenciamento dos estágios do Ensino Médio, reunindo dados dos alunos em um único ambiente virtual.
O estudante Marcos Davi Alves Carvalho, do 3º ano do Ensino Médio integrado ao curso técnico de Informática, falou sobre a importância da vivência no evento.
“Apresentar o SchoolFlow aqui é uma grande oportunidade. No Campus Party, a gente vê de perto o que está ocorrendo no mundo da tecnologia e percebe que estamos no caminho certo. É inspirador ver como o que aprendemos na escola pode gerar soluções reais para a comunidade”, afirmou.