SEÇÕES

Sanduicheiras elétricas: Bombeiros do PI explicam como o uso incorreto pode causar incêndios

Um balanço revelou que somente no período de 21 a 27 de abril, foram registrados 40 incêndios em todo o estado.

Corpo de Bombeiros . | Foto: Ascom
Siga-nos no

Usados em estabelecimentos comerciais, especialmente em lanchonetes, bares e trailers, as sanduicheiras e fornos elétricos, quando utilizados incorretamente, tem sido uma das causas recorrentes de incêndios nesses locais em Teresina e no interior do estado, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI).

BALANÇO DE INCÊNDIOS

O balanço semanal do Comando de Operações dos Bombeiros (COB) revelou que somente no período de 21 a 27 de abril, foram registrados 40 incêndios em todo o estado, sendo 28 somente na capital. Cerca de três estabelecimentos comerciais atingidos em abril deste ano, em Teresina, tiveram como origem falhas nesses tipos de eletrodomésticos ou em instalações elétricas associadas. 

O tenente Pedro Bento e o subtenente Nonato, ambos do CBMEPI, destacou ser fundamental que haja alguém capacitado para manuseá-los e que a fiação elétrica esteja em boas condições. Além disso, ele reforçou que tanto comerciantes quanto donas de casa devem compreender que esses aparelhos possuem funcionamento diferente dos fogões convencionais. 

Equipamentos como sanduicheiras elétricas ou fritadeiras, do tipo air fryer, operam com potência elevada. Isso significa maior consumo de energia e mais calor gerado. Se instalados de forma inadequada ou utilizados sem os devidos cuidados, podem causar curtos-circuitos e até incêndios.

Principais riscos associados aos eletrodomésticos:

A corporação listou os fatores elevam significativamente o risco de incêndios, que podem colocar em perigo a vida de funcionários, clientes e moradores, além de causar prejuízos materiais.

  • Superaquecimento;
  • Curto-circuito;
  • Fios danificados ou mal instalados.

Dicas de segurança dos Bombeiros Militares:

  • Verifique o estado do equipamento: não use aparelhos com fios expostos ou partes danificadas.
  • Utilize em local ventilado e seguro: evite proximidade com materiais inflamáveis.
  • Nunca deixe o aparelho ligado sem supervisão.
  • Desligue da tomada após o uso.
  • Faça manutenção periódica: chame um técnico para verificar o estado do equipamento regularmente.
  • Tenha extintores adequados: é essencial que os estabelecimentos estejam equipados com extintores para incêndios de origem elétrica.

Os oficiais reforçam também que os vazamentos de Gás GLP (Gás de Cozinha) entram nas ocorrências atendidas pelas equipes de Brigadas contra incêndios e que neste mesmo balanço semanal foram registrados cinco atendimentos desse tipo, o que contribuiu, em partes, para alguns desses incidentes. O tenente finalizou:

Assim que sentir dificuldade em manusear o gás de cozinha, imediatamente acionar nossas equipes através do 193 e se distanciar do local o quanto antes.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também