Caminhoneiros foram flagrados pela fiscalização da Superintendência de Desenvolvimento Norte (SDU Norte) sem uso de lonas ou telas para cobrir as cargas, descumprindo o Código de Postura do Município que obriga a proteção.
PENALIDADE
O comportamento inadequado é recorrente e a Prefeitura de Teresina deve intensificar a fiscalização das empresas que podem ser autuadas pelo descumprimento. É o que explica o superintendente da SDU Norte Alan Brandão.
“A SDU Norte está atenta a isso, especialmente na nossa região que tem muitas dragas e jazidas de extração areia e massará para construção civil.”, avisou o superintendente.
FISCALIZAÇÃO
A fiscalização já foi iniciada e visa conscientizar os motoristas e as empresas proprietárias dos veículos sobre os transtornos causados no trânsito.
“A ação da fiscalização na região norte foi para orientação, mas posteriormente haverá atividade de autuação. A proteção é muito importante para o veículo que vem atrás, porque a qualquer momento essa carga pode escapar, causando acidentes ou danos aos veículos.”, afirma.
PENALIDADES
As empresas podem ser penalizadas pelos transtornos causados, segundo afirmou Paulo Lemos, coordenador de Fiscalização da SDU Norte.
“Vamos fazer ações específicas para combater essa prática e intensificar a fiscalização. A multa quanto ao município pode chegar a R$ 890,09”, declarou Paulo Lemos, coordenador de fiscalização da SDU Norte.
Além do regramento municipal, o Código de Trânsito Brasileiro rege que conduzir um veículo sem o equipamento obrigatório é uma infração de trânsito grave, de acordo com o Artigo 230. Esta infração é punida com multa e retenção do veículo para regularização.