Em reunião com gestores municipais e representantes do Pacto pelas Crianças do Piauí, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) tratou sobre o fortalecimento da colaboração entre estado e municípios para melhorar os índices educacioanis na primeira infância.
Desafios
A reunião contou com a presença da primeira-dama do estado e coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles. Nas reuniões foram apresentados dados específicos de cada município, destacando os avanços e desafios na oferta de vagas em creches e na alfabetização na idade certa.
Municípios
Prefeitos e representantes das cidades de São Francisco de Assis do Piauí, Regeneração, Inhuma, Geminiano e Castelo do Piauí participaram das discussões, onde foram convidados a aderirem às ações do pacto e a desenvolverem estratégias conjuntas para avançar nos índices educacionais.
Temáticas
Dentre os temas abordados, destacam-se a análise dos resultados da avaliação de fluência leitora de 2024, considerada a melhor da história do estado, e a implementação do aplicativo Piauí Primeira Infância, ferramenta que visa monitorar e auxiliar no desenvolvimento da educação infantil no estado. Também foi realizado um alinhamento do orçamento e do cronograma de ações previstas para 2025.
Indicadores:
Geminiano: IDEB anos iniciais: 5,2 (25ª posição); anos finais: 4,4 (20ª posição). Crianças alfabetizadas: 19,5%. Taxa bruta de escolarização em creche: 14,88%.
São Francisco de Assis do Piauí: IDEB anos iniciais: 4,2 (35ª posição); anos finais: 3,4 (30ª posição). Crianças alfabetizadas: 33,6%. Taxa bruta de escolarização em creche: 56,13%.
Piracuruca: IDEB anos iniciais: 7,0 (7ª posição); anos finais: 4,9 (15ª posição). Crianças alfabetizadas: 75,6%. Taxa bruta de escolarização em creche: 35,99%.
Inhuma: IDEB anos iniciais: 5,5 (22ª posição); anos finais: 4,6 (18ª posição). Crianças alfabetizadas: 55,4%. Taxa bruta de escolarização em creche: 45,79%.
Castelo do Piauí: IDEB anos iniciais: 6,7 (10ª posição); anos finais: 5,3 (11ª posição). Crianças alfabetizadas: 75,1%. Taxa bruta de escolarização em creche: 55,75%.
Regeneração: IDEB anos iniciais: 4,4 (33ª posição); anos finais: 3,8 (26ª posição). Crianças alfabetizadas: 40,9%. Taxa bruta de escolarização em creche: 38,96%.
Além dos indicadores, o município de Regeneração apresentou avanços no status das ações estratégicas:
Termos de Convênio: Assinados (Pacto e Ações Estratégicas).
PROETE: Assinado.
Kit Creche: Solicitação feita, aguardando deliberação, uma vez que a creche do município está fora dos padrões exigidos para contemplação.
Brinquedopraça: Confirmado na lista dos 40 municípios da SECID.
Municipalização: Recebeu turmas.
Acesso
Os dados mostram a necessidade de fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios para garantir maior acesso à educação infantil e melhorar a qualidade do ensino oferecido.