A 2ª edição do Seduckathon teve início na tarde desta segunda-feira (23) e reuniu diversas lideranças. O evento acontece no Teresina Hall e conta com mais de 8 mil alunos inscritos com foco em inovação na educação pública do estado do Piauí.
Eu estou muito feliz por esta oportunidade do Governo do Estado, através do nosso governador Rafael, o secretário Augusto Bandeira, está dando aos alunos da rede pública uma nova oportunidade, criando oportunidades, é um exemplo que na área das tecnologias, isso permite aos alunos, aqueles que têm interesse em montar aqui a sua estratégia na área de tecnologia. Portanto, é um momento muito oportuno para os alunos da rede pública municipal de ensino. Na segunda edição, acredito eu, nessa segunda edição, oferecer mais oportunidade ao alunado da rede de ensino público, disse o vereador João Pereira (PT).
SEDUCKATHON
Durante o Seduckathon, os estudantes vão aperfeiçoar projetos e apresentar propostas para resolver problemas reais da rede pública de ensino. Ao fim do evento, 130 alunos e 26 professores serão premiados com intercâmbios internacionais para países como Alemanha, Estados Unidos, Singapura, China, Coreia do Sul e Portugal.
Além da competição, o evento também funciona como uma feira de inovação e tecnologia aberta ao público nos dias 24 e 25 de junho. A programação inclui oficinas, palestras e batalhas de games, com a participação de nomes como Guilherme Silveira (cofundador da Alura), Mari Kruger (programadora e youtuber), Luiz do Brownie (empreendedor digital) e Thaiga (streamer e influenciadora gamer).
Hoje nós estamos aqui com todo o nosso núcleo gestor para prestigiar a abertura do segundo Seduckaton, que é um projeto mágico do Governo do Estado, Secretaria de Educação, que é do Piauí para o mundo. Hoje a 19ª não está com estudantes competindo, mas estamos como visitantes se preparando para a próxima. Se preparando, porque no primeiro ano nós não tivemos inscrições, esse ano nós ampliamos. Esperamos que no próximo nós tenhamos alunos selecionados para essa etapa, como as outras graças que tiveram também, disse a gerente Marlene Lima Silva, da 19ª Gerência Regional de Educação.
PROGRAMAÇÃO
Segundo Rodrigo Torres, superintendente executivo da Seduc, os três dias de evento serão repletos de atividades que envolvam os estudantes em orientações, dicas, oficinas e palestras com presenças nacionais.
É importante dizer que esse evento aqui, além de ser essa grande competição de tecnologia, mostrando o que acontece na nossa rede, hoje na rede estadual de educação, também é uma feira de tecnologia, onde a gente vai ter palestras, apresentações de robôs e uma imersão tecnológica com realidade virtual, Just Dance. A gente vai ter também batalha de games, ou seja, uma demonstração daquilo que a tecnologia pode fazer na educação.
Aqui eles vão aprimorar seus projetos e aqueles melhores colocados, vão ganhar em intercâmbios internacionais. Então, ano passado foram três países, esse ano são seis. Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Coreia do Sul, Singapura e China. O Seduckathon também vai premiar professores. 26 professores irão viajar para esses países acompanhando seus alunos.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), participou de mais uma etapa do Seduckathon 2025 e destacou os avanços da educação no estado, com foco em inovação, ensino em tempo integral e intercâmbio internacional de estudantes da rede pública. O evento, que já está em sua quarta edição, mobiliza alunos e professores em projetos voltados à tecnologia, empreendedorismo e formação técnica.
Durante a cerimônia, Rafael ressaltou o impacto crescente da iniciativa: "Isso aqui é uma universidade aberta, para onde não havia sequer uma chance de ter um ensino superior. Agora, com o trabalho de melhorar a qualidade por meio do tempo integral e da educação profissional e técnica, já dá para perceber uma grande evolução", afirmou.
O governador também mencionou a visibilidade nacional do modelo educacional implantado no estado.
"Recebemos comitivas de vários estados para entender o que estamos fazendo aqui em várias áreas. É uma demonstração de que estamos nos tornando referência. Mas o objetivo, e o secretário [de Educação] Washington Bandeira, sabe disso, é tornar o Piauí a melhor educação do Brasil", declarou, enfatizando a meta de alcançar o melhor IDEB do ensino médio do país.
Sobre a edição 2025 do Seduckathon, Fonteles pontuou que o evento cresceu em relação ao ano anterior.
"É uma etapa ainda mais robusta. Se no ano passado as pessoas não entendiam direito o que era o Seduckathon, agora todo mundo entende. Tivemos mais de 50 alunos e professores indo para a Coreia, Austrália e Estados Unidos. E este ano serão seis países: Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Singapura, Coreia e China", destacou.
O chefe do Executivo estadual frisou que, mais do que o intercâmbio em si, o mais importante é o reflexo gerado em toda a rede.
"Cria-se uma cultura de estudar tecnologia, de montar startups, de empreender. Esse espírito da inovação está se espalhando nas escolas do Piauí. Mesmo quem participou apenas da primeira fase do evento foi impactado", disse.
Por fim, Fonteles revelou uma ambição para os próximos anos. "Tenho o objetivo, se Deus me permitir, de chegar num determinado ano com pelo menos mil estudantes por ano fazendo intercâmbio, da escola pública do Piauí para o mundo inteiro", concluiu.