O último dia da 2ª edição do Seduckathon foi marcado pelo encontro do secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, com uma das equipes de alunos que participaram do intercâmbio no ano passado. Em 2024, o grupo viajou para países como Austrália, Coreia do Sul e Estados Unidos, retornando com uma bagagem rica em conhecimento e diversas experiências para compartilhar.
Bandeira destacou que a Coréia do Sul é o país que os estudantes mais almejam conhecer. “Mister Kim, vamos ter que aumentar essa viagem para Coreia, é o país para onde os alunos mais querem ir, e a gente ama a comida”. A intercambista Tatiene destacou a organização do país.
Os coreanos são muito educados, eles são muito éticos, eles respeitam bastante. Lá, nas ruas, a gente sempre via elas muito limpas, muito organizadas. A gente quis incentivar os nossos colegas a ter esse tipo de comportamento dentro e fora da sala de aula também. Eu acho que é algo muito importante. Cuidar da escola, cuidar da cidade, cidadania.
EXPECTATIVAS PARA A VITÓRIA
O CETI Orlando Carvalho, escola da 8ª Gerência Regional de Educação de Oeiras, participa do evento como um dos times selecionados para a competição que irá garantir um intercâmbio aos estudantes ainda este ano.
O time, que trás a criação de uma lixeira automática robótica, tem como objetivo fomentar a sustentabilidade dentro e fora das escolas, e usar a tecnologia como aliada da inclusão dentro da sociedade.
A lixeira pode ser aderida em hospitais, até mesmo em praças, porque ela é sustentável. Ela possui uma placa solar que consegue sustentar a bateria sozinha, ou seja, ela é autônoma e recarrega sozinha. A gente quer implementar muito o nosso protótipo com diversos fatores que dá, como, por exemplo, a automação de voz para falar. A gente também quer colocar um detector para obter a quantidade de lixo excessivo, para a lixeira não estar ultrapassada ou sobrecarregada com muito lixo dentro, diz Beatriz Moreira, uma das criadoras do projeto.
Ainda segundo a aluna, as expectativas para a vitória estão a mil, e a vontade do time é ir rumo à Alemanha. “Escolhemos a Alemanha porque é simplesmente lindo e é uma terra de diversas tradições. É um lugar que a estética é totalmente definida. Bem mais medieval e é um lugar que realmente atrai a nossa equipe”.