SEÇÕES

Seduckathon inspira meta ambiciosa para 2026: mais alunos estudando no exterior

Neste ano, 130 estudantes e 26 professores foram premiados com experiências educacionais em seis países: Alemanha, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Portugal e Singapura

Piauí amplia intercâmbio estudantil com Seduckathon | Foto: Raíssa Morais
Siga-nos no

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou que a meta do governo é ampliar o número de estudantes da rede estadual enviados anualmente para intercâmbio internacional por meio do Seduckathon, maior maratona estudantil de inovação do mundo. A declaração foi feita durante a cerimônia de encerramento da edição 2025 do evento, que reuniu 175 alunos finalistas no Theresina Hall.

Neste ano, 130 estudantes e 26 professores foram premiados com experiências educacionais em seis países: Alemanha, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Portugal e Singapura. A escolha dos destinos será feita conforme o regulamento e a colocação das equipes na competição, que envolveu o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à realidade das escolas e comunidades.

META AMBICIOSA

“Temos o sonho de chegar a mil estudantes por ano participando desses intercâmbios. Em 2025, nossa expectativa é ultrapassar os 200 alunos e professores. É um processo de transformação por meio da educação e da inovação”, afirmou o governador.

Durante três dias de programação, os participantes passaram por oficinas de tecnologia, empreendedorismo e comunicação, além de mentorias com especialistas nacionais e internacionais. Os projetos desenvolvidos, aplicativos, plataformas e sites, buscaram responder a desafios reais da educação pública piauiense.

A programação também incluiu o Khaton Connect, espaço voltado à apresentação das soluções desenvolvidas para o mercado, com foco em atrair investidores e ampliar a escala dos projetos. “Esperamos que essas startups criadas a partir da competição possam crescer, se tornar produtos comercializáveis e impactar ainda mais pessoas”, destacou Rafael.

O secretário de Comunicação do Estado, Marcelo Nolleto, também participou do evento e elogiou a proposta. “É a materialização de um esforço coletivo, do governo, da Seduc, dos professores e, principalmente, dos estudantes. Vemos jovens que saem de cidades como Guaribas, Lagoa Alegre e Corrente, agora com a chance de estudar em outros países e voltar com novas perspectivas. Isso muda vidas”, declarou.

A seleção dos vencedores foi feita por um júri técnico, que avaliou critérios como criatividade, aplicabilidade, inovação e capacidade de cooperação entre os alunos. Parte das apresentações foi feita em inglês, reforçando a proposta de preparar os jovens para desafios globais.

ensino maior

O Seduckathon é uma das principais estratégias da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para estimular o ensino de tecnologia e inovação nas escolas públicas e melhorar os indicadores educacionais do estado. Atualmente, o Piauí possui o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Nordeste e ocupa a quarta posição no ranking nacional.


Tópicos
Carregue mais
Veja Também