SEÇÕES

Sefir inicia estudos para implantação de perímetros irrigados em municípios piauienses

Em fase de estruturação do anteprojeto, os estudos servirão de base para futura realização de Parceria Pública de Investimento (PPI) para operação dos novos perímetros.

Barragem do Jenipapo, em São João do Piauí. | Foto: Divulgação
Siga-nos no

Com o objetivo de ampliar a produção irrigada piauiense e aproveitar o potencial hídrico do Estado, a Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir) está realizando estudos de análise técnica para futura implantação de novos perímetros irrigados no Piauí, que serão operados por meio de Parceria Pública de Investimento (PPI). Estão sendo analisadas as áreas das barragens do Jenipapo (São João do Piauí), Salinas (São Francisco do Piauí), Barragem de Piracuruca, Barragem do Bezerro (José de Freitas) e Lagoa do Cajueiro (Joaquim Pires).

O secretário da Irrigação de Infraestrutura Hídrica do Piauí, Firmino Paulo, destacou o objetivo de tornar o Piauí um grande produtor de fruticulturas e verduras com a implantação dos novos perímetros irrigados estaduais, e ressaltou os consequentes ganhos econômicos para a economia do estado.

“Com o efeito positivo desses estudos, iremos realizar a finalização dos projetos para, no futuro, implantarmos esses perímetros irrigados de médio e grande porte para o Estado do Piauí. Temos o apoio e empenho do governador Rafael Fonteles nesse projeto para transformar o Piauí em um grande produtor, principalmente de fruticultura e verduras. Assim, conseguiremos elevar a produção e o abastecimento dentro dos nossos próprios municípios e também diminuir a importação desses produtos de outros estados. Com esse mercado abastecido, conseguiremos fazer circular mais renda nas cidades e possibilitar crescimento econômico nessas regiões e em todo o Estado”, disse o gestor da Sefir.

Os estudos estão na fase de estruturação do anteprojeto, que dará suporte para a futura elaboração do projeto final de implantação dos perímetros irrigados. Nessa etapa, a Sefir conta com o apoio da Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc) e do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), que presta o apoio na definição das áreas próximas às barragens que são pertencentes ao Estado e estariam disponíveis para a implantação dos novos polos de produção agrícola.

A Sefir também conta com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS), disponibilizado pelo governo federal por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), cujo objetivo é oferecer apoio estratégico na fase de preparação dos estudos de viabilidade técnica de projetos de desenvolvimento econômico sustentáveis; para a realização, poderão ser firmadas Parcerias Público Privadas (PPPs).

Tópicos
Carregue mais
Veja Também