A Secretaria da Justiça (Sejus) realizou, neste final de semana, a 8ª fase da Operação Dominatus, na Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira, em Altos (PI). A Polícia Penal do Piauí realizou vistorias minuciosas em toda a estrutura da Colônia com atuação dos policiais penais do Grupo Tático Prisional (GTP), do Comando de Operações Prisionais (COP) e da Diretoria de Inteligência, além de policiais da sede da Sejus e das unidades.
A vistoria também contou com apoio da Polícia Militar do Piauí, por meio da Companhia de Policiamento com Cães (CPCÃES), com uso de cães farejadores, e do grupo Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (ROCAP).
O uso de drone e o do cão farejador são fundamentais para detectar ilícitos durante as vistorias, pois o cão consegue operar e realizar a varredura mais rápida e numa área maior, resultando numa busca efetiva e minuciosa.
O Diretor da Unidade de Administração Penitenciária (DUAP), Reginaldo Moreira explica que a Operação Dominatus segue um cronograma de vistorias nas unidades, para evitar entrada de ilícitos no sistema prisional.
A Operação resultou em menos ilícitos encontrados, demonstrando atuação eficiente dos policiais penais da Colônia Agrícola Major César, que têm se dedicado para manter a segurança dentro e fora dos muros. Sem dúvida, a reestruturação da unidade e investimentos, realizados pelo Governo do Estado e da União, proporcionam mais segurança e disciplina à unidade e a todo o sistema, garante o diretor.