O assassinato do vereador Thiciano Ribeiro da Cruz, de Parnaíba, gerou grande comoção entre amigos e colegas. O parlamentar era sócio fundador do Racha dos Advogados (RDA) e da Seleção da OAB de Parnaíba, que emitiram nota lamentando sua morte.
Veja a nota na íntegra:
"É com muito pesar que informamos o falecimento do nosso querido amigo Thiciano Ribeiro, parnaibano, corinthiano, vereador, sócio fundador da RDA e da Seleção da OAB de Parnaíba-PI. O seu jeito de ser e sua personalidade forte ficarão em nossas lembranças e corações, quantos sorrisos, alegrias e adversidades juntos. Que Deus o receba em sua infinita bondade e conforte sua família e amigos", diz o comunicado.
Como foi o crime
O duplo homicídio ocorreu na manhã desta quarta-feira (27), na Rua Arêa Leão, região Centro-Sul de Teresina, em frente a um hospital particular. Câmeras de segurança flagraram o momento em que Penélope Brito, comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) e secretária de Transporte, Trânsito e Articulação, caminha pela calçada acompanhada de Thiciano.
Um homem de camisa branca se aproxima armado e dispara contra o vereador, que cai imediatamente. Em seguida, Penélope também é atingida e morre no local. Testemunhas próximas correram em desespero.
Um taxista, que estava estacionado na via, foi ferido por estilhaços dos disparos e recebeu atendimento médico. O SAMU confirmou os óbitos no local.
Suspeito preso
O principal suspeito é Francisco Fernando de Oliveira Castro, de 38 anos, ex-marido de Penélope Brito. Ele foi preso poucas horas após o crime. Francisco Fernando é agente de trânsito e, segundo a polícia, teria cometido o assassinato por motivação pessoal.
A investigação segue sob responsabilidade da Polícia Civil do Piauí.