Semarh: 75% dos principais reservatórios do Piauí atingiram nível máximo

O nível elevado do armazenamento de água beneficia especialmente a região do semiárido, garantindo maior sustentabilidade da região

Avalie a matéria:
Semarh: 75% dos principais reservatórios do Piauí atingiram nível máximo | Reprodução

Os açudes monitorados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) atingiram seu volume máximo durante o período chuvoso, que iniciou em dezembro de 2022 e se estendeu até a segunda quinzena de maio.

De acordo com o levantamento, destacam-se 12 reservatórios em seus níveis máximos, dentre os 16 principais do estado. Os reservatórios denominados Ingazeiras (Paulistana), Caldeirão (Piripiri), Pedra Redonda (Conceição do Canindé), Piracuruca (Piracuruca), Corredores (Campo Maior), Mesa de Pedra (Valença), Estreito (Padre Marcos), Bezerros (José de Freitas), Jenipapo (São João do Piauí) e Caracol (Caracol), estão com o volume de água de 100% de sua capacidade.

O nível elevado do armazenamento de água beneficia especialmente a região do semiárido, garantindo maior sustentabilidade da região. No Piauí, praticamente todos os reservatórios são usados, tanto para o consumo humano quanto para irrigação, lazer, pesca, piscicultura e perenização de rios.

A Semarh realiza um monitoramento diário dos reservatórios em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). “O trabalho de fiscalização e monitoramento é contínuo, ocorre durante todo o ano, sendo intensificado no período chuvoso”, explica o diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh, Igor Klaus. O diretor acrescenta que, apesar dos reservatórios estarem com 100% de sua capacidade atingidas em decorrência das chuvas, algumas áreas estão na rota da seca, necessitando de monitoramento constante.

(Com informações da Semarh)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES