Na quarta-feira (11/06), a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), reuniu as gestoras municipais piauienses para a segunda aula do módulo da formação “Fortalece Elas: políticas públicas para equidade de gênero nos municípios”, a iniciativa visa fortalecer a participação social feminina na formulação de políticas públicas que promovam a equidade de gênero nos municípios.
De acordo com a Sempi, a aula que tratou sobre políticas públicas de combate ao racismo, foi ministrada pela coordenadora estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (SEMJIDH), Giselma Omilé. Ela também é mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
As aulas do curso são ministradas por especialistas reconhecidos, proporcionando às gestoras um aprendizado mais aprofundado dos desafios históricos enfrentados pelas mulheres no país. Também foram abordadas ferramentas para elaborar estratégias mais eficazes de enfrentamento no contexto local.
“O curso tem como um de seus pilares o enfrentamento ao racismo estrutural que marca profundamente a realidade das mulheres brasileiras, especialmente as negras. Foi um momento fundamental para refletirmos sobre as desigualdades históricas e estruturais e para pensarmos em políticas públicas comprometidas com a equidade racial e de gênero”, explicou a coordenadora dos Organismos de Políticas para as Mulheres da Sempi, Louise Soares.
COMO PARTICIPAR?
As gestoras interessadas em participar podem entrar em contato com a coordenadora dos Organismos de Políticas para as Mulheres da Sempi, Louise Soares, pelo número 86 99491‑4122.
A formação é realizada em parceria com o Instituto GENi, organização da sociedade civil dedicada à promoção da equidade de gênero e a ampliação do acesso das mulheres a direitos e oportunidades.