Neste domingo (26/10) acontece a 1ª Caminhada em Prol da Vida: pela Saúde Mental e Prevenção do Suicídio. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Atenção à Saúde Mental, tem como objetivo mobilizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental e da valorização da vida.
Segundo a diretora de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Rosa Maria, o evento faz parte das ações de sensibilização da Sesapi, que busca ampliar o debate sobre prevenção do suicídio e incentivar práticas de promoção da saúde mental.
"Esse é um convite que a gente faz para a população de todo o Estado. É a primeira caminhada e esperamos, contamos com a presença de todos nesse dia muito importante, que é a caminhada em prol da Saúde Mental", disse.
Momento de acolher a população
Para a gerente de atenção à saúde mental do Estado do Piauí, Jaciara Vidal, a ação será fundamental para a população. Ela destacou que a caminhada busca promover o cuidado com a saúde mental e o bem-estar do ser humano, além de acolher e apoiar a população.
"A primeira caminhada em prol da vida vai ser importantíssima para a população piauiense, porque iremos promover o cuidado em saúde mental, o cuidado do ser humano para consigo mesmo, e mostrar para a população que a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, juntamente com a diretoria de atenção à saúde mental, tem todo esse cuidado de acolher a população e de promover esse cuidado", afirmou Jaciara Vidal.
O evento é aberto a toda a população, sem restrições, e busca engajar moradores de todas as idades, promovendo a conscientização sobre a importância do cuidado com a vida e a saúde mental.
A gerente de prevenção do suicídio da Sesapi, Maria Miranda, também ressaltou a importância do momento e reforçou o convite: "Vai acontecer neste domingo, dia 26 de outubro, a partir das 7 horas da manhã. Estão todos convidados para esse grande encontro".