Quem nunca consultou a previsão do tempo antes de sair de casa? Seja para decidir o que vestir ou para planejar uma viagem, as informações fornecidas pelos meteorologistas são importantes para nosso dia a dia.
Além de indicar se devemos carregar um guarda-chuva ou se podemos confiar em um programa ao ar livre com os amigos, a antecipação das condições climáticas se tornou ainda mais indispensável diante das mudanças climáticas. A previsão ajuda a evitar problemas, como passar por áreas que costumam alagar ou enfrentar tempestades, que muitas vezes vêm com ventos fortes e trovoadas.
Características da nuvem Cumulonimbus
Você sabe reconhecer uma nuvem de chuva forte? Werton Costa, climatologista e Diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí, explica que uma das mais comuns em Teresina é a Cumulonimbus, também chamada de nuvem de trovoada.
VÍDEO!
Conforme ele explicou, ela é uma nuvem penetrativa ou de desenvolvimento vertical. "Geralmente apresenta uma parte líquida e outra superior, sólida, em função da altitude que alcança, onde as temperaturas estão dezenas de graus abaixo de zero", disse Werton.
Fortemente instável, a Cumulonimbus é capaz de gerar bons temporais com muitos raios e rajadas de vento.
As características principais da Cumulonimbus são:
• São nuvens convectivas, crescendo verticalmente;
• Podem atingir altitudes de até 20 km, alcançando a estratosfera;
• A base costuma ser plana e escura;
• Podem ser vistas a até 400 km de distância.
O professor também detalha o potencial dessas nuvens. “É uma nuvem de desenvolvimento vertical porque ela tende a transformar toda a umidade que flui com o calor numa estrutura de nuvem que pode alcançar até 20 quilômetros de altura. E ela é potencialmente carregada. Muita água, muita eletricidade, muito potencial para rajada de vento.”