O Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA) será ampliado no Piauí e passará a operar em mais cinco municípios: Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande, Altos e Nazária. A expansão inclui ainda novas áreas estratégicas de Teresina e contará com investimento superior a R$ 5 milhões.
A ampliação do SPIA demandará um investimento total de R$ 5.066.661 e prevê a instalação de 200 novos pontos de captação de imagens. Com isso, a cobertura das forças de segurança será ampliada em áreas urbanas e estratégicas do estado. A iniciativa faz parte da política de interiorização do sistema de videomonitoramento.
Segundo o diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Anchieta Nery, o processo de expansão já está em andamento. “Já iniciamos o estudo para novas contratações que viabilizem a expansão do SPIA. A meta é levar o sistema ao semiárido e ao sul do Piauí, garantindo cobertura nas principais cidades e regiões de divisa”, afirmou.
Tecnologia empregada
O SPIA utiliza inteligência artificial no monitoramento urbano por meio de câmeras de alta definição. O sistema permite o acompanhamento em tempo real da movimentação em áreas públicas, auxiliando na prevenção de crimes, identificação de suspeitos e apoio às investigações policiais.
Entre as funcionalidades estão o reconhecimento facial, a leitura automática de placas de veículos e o zoom de longo alcance, que ampliam a capacidade de monitoramento das forças de segurança.
Apoio a investigações e trânsito
O sistema já foi utilizado em investigações de grande repercussão no estado. Por meio das câmeras do SPIA, a polícia conseguiu localizar o suspeito de assassinar o vereador de Parnaíba, Thiciano Ribeiro, e a guarda municipal Penélope Brito, no Centro de Teresina, em agosto do ano passado. O trajeto feito pelo suspeito após o crime foi acompanhado em tempo real até a prisão.
Além da segurança pública, o SPIA também auxilia órgãos de fiscalização de trânsito, contribuindo para a prevenção de acidentes na capital piauiense.