Com um investimento de R$ 1,85 milhão, o novo Batalhão da Polícia Militar (BPMPI) da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) Leste 1, o 29º BPM, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (9) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI). Além disso, 16 novas viaturas foram distribuídas com o objetivo de reforçar a segurança na capital.
O governador Rafael Fonteles explicou que o batalhão surge da medida implementada no estado que visa dividir regiões geográficas para atuação da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros de maneira integrada, para aumentar a resolutividade de casos e melhorar o atendimento à população.
Exatamente nessa visão de que a polícia tem que estar próxima do cidadão interagindo com informações até mesmo com a metodologia que nada melhor do que ouvir a sociedade para entender melhor a dinâmica inclusive a dinâmica dos níveis de risco que possa haver em cada bairro em cada rua e em cada casa. É nessa interação que a gente vai ter certamente mais a efetividade do trabalho dos nossos policiais que são técnicos preparados mas nessa interação com o povo o trabalho fica ainda melhor e ainda entregamos ali mais cedo alguns veículos, disse o governador.
Ele ainda destacou os investimentos de R$ 4 milhões adquiridos com fundo de segurança pública para novos veículos para as forças de segurança, incluindo o trabalho dos cães.
O Batalhão, que fica na Avenida Maria Antonieta Burlamaqui, no bairro Vale Quem Tem, em Teresina, passou por uma revitalização completa com o objetivo de garantir mais conforto, funcionalidade e acessibilidade aos agentes e à população.
A unidade conta agora com uma estrutura modernizada que inclui:
- Novos espaços destinados ao Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), Subcomando e Comando.
- Novas instalações para a sala de reunião e a 1ª Companhia Militar.
- Construção de estacionamentos (interno e externo) com vagas dedicadas a viaturas e atendimento ao público.
- Estrutura de alojamentos para os policiais.
- Um bloco anexo construído especificamente para treinamento.