Durante o primeiro dia do Nordeste ON (NEON), maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste, o estande da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) tem se destacado pela oferta de serviços gratuitos à população, como a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Aberto ao público que visita o evento, o serviço permite que qualquer pessoa, mesmo de outros estados, solicite o novo documento diretamente no local, utilizando o CPF como número único nacional, uma das principais mudanças trazidas pela CIN. A ação é parte dos esforços da secretaria em integrar tecnologia à segurança e facilitar o acesso a documentos essenciais.
Documento digital e prático
Segundo Francisco Araújo, representante da SSP-PI, o processo é simples e pode ser feito inclusive com documentos digitalizados:
“Aqui a gente está trazendo o serviço de emissão da nova carteira de identidade nacional, que pode ser emitida por qualquer estado. Se a pessoa não estiver portando, mas tiver o documento digitalizado, ela consegue fazer a emissão.”
Além da emissão física, a nova carteira também pode ser acessada digitalmente por meio do aplicativo da SSP-PI e do Gov.br, garantindo mobilidade e praticidade ao cidadão.
“A partir do momento da emissão, quando a carteira está liberada para acesso, os cidadãos já podem fazer o download e ter ela direto no seu aplicativo, no seu dispositivo móvel.”
Para solicitar a CIN, é necessário apresentar:
- Certidão de nascimento ou casamento (com selo atualizado a partir de 2018)
- Comprovante de residência
- CPF
Soluções tecnológicas em segurança pública
O estande também apresenta outros projetos inovadores da Secretaria, como:
- Face PI: sistema de reconhecimento facial
- CellGuard: plataforma de rastreamento e recuperação de celulares roubados
- Lupa App: ferramenta usada por agentes em campo para verificar restrições de veículos, celulares, pessoas e até chaves Pix
- Projeto VIGIA: viatura equipada com inteligência artificial, capaz de identificar placas de veículos com restrições e mandados de prisão em aberto
“A viatura guiada por inteligência artificial possui um módulo com câmera que faz o reconhecimento da placa e identifica se o veículo tem restrição ou se o proprietário tem um mandado de prisão em aberto.”
Tecnologia a serviço da população
Com foco em segurança, mobilidade e inovação, a Secretaria de Segurança do Piauí mostra, no NEON, como o uso de tecnologia inteligente pode facilitar a vida do cidadão e fortalecer o combate à criminalidade. A emissão gratuita da nova identidade nacional e a apresentação de ferramentas de última geração reforçam o compromisso da SSP-PI com um futuro digital mais acessível e seguro para todos.