A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), através da Polícia Civil (PC-PI), realizou nesta quarta-feira (17/09) uma ação voltada à remoção e pintura de pichações com referências a facções criminosas. A iniciativa vem sendo executada no município de Parnaíba, no litoral do estado.
A prática de pichar espaços públicos com símbolos relacionados a organizações criminosas é crime ambiental, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998. Pode ainda resultar na responsabilização penal dos envolvidos, com base na Lei nº 12.850/2013, que trata da repressão às organizações criminosas.
De acordo com o delegado, Ayslan Magalhães, a ação impacta diretamente na segurança publica. "A ação reforça o compromisso dos órgãos de segurança pública no combate a esse tipo de criminalidade e na preservação da ordem social”, destacou.
Na ocasião, a SSP-PI, no âmbito do programa Pacto Pela Ordem, reforçou também seu compromisso com a continuidade das investigações voltadas à identificação e responsabilização dos autores desse tipo de delito.