O Governo do Piauí, por meio da Sudarpi, abriu processo seletivo para levar a produção artesanal do estado ao 22º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, que será realizado em São Paulo de 13 a 17 de maio.
Segundo o edital publicado no DOE, o objetivo é “promover a difusão do artesanato brasileiro, por meio do apoio a mestres, artesãos, entidades e grupos de produção artesanal, com o intuito de fomentar a comercialização e a valorização da produção”.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Serão ofertadas sete vagas, incluindo para mestre artesão, artesão PcD, indígena, quilombola e entidades representativas. Podem participar artesãos de diferentes modalidades, como arte popular, tradicional, contemporânea conceitual, indígena e quilombola. É exigida disponibilidade para viajar e comercializar os produtos durante o evento.
APOIO
O apoio inclui locação do espaço, montagem e manutenção do estande, além do transporte das peças de Teresina a São Paulo, sob responsabilidade da Sudarpi. A seleção será coordenada pela Secult, com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas presencialmente entre 20 e 23 de fevereiro, ou por e-mail/formulário eletrônico até 23 de março, com apresentação de portfólio, documentos pessoais e formulários previstos no edital. A seleção terá análise documental e avaliação de portfólio, e os resultados serão publicados no DOE e no Instagram do Artesanato Piauiense: @artesanatopiauiense.